A vacina de bronquiolite para gestantes visa prevenir hospitalizações e a morte de crianças muito pequenas por doenças que estão entre as principais causas de óbitos infantis
O Sistema Único de Saúde (SUS) começou, nesta semana, a imunização de mulheres grávidas com a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da temida bronquiolite. Veja quem pode tomar e qual é a importância de proteger crianças pequenas contra a doença o quanto antes:
SUS passa a ofertar vacina de bronquiolite para gestantes

A partir desta semana, mulheres grávidas com mais de 28 semanas de gestação poderão ser imunizadas contra a bronquiolite. Isso permite a imunização de recém-nascidos, algo especialmente importante devido ao fato da doença ter grande potencial de gravidade nos pequenos.
Segundo o Ministério da saúde, há vacinas suficientes para imunizar todas as gestantes do País. Ao todo, o órgão comprou 1.8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), com investimento total de R$ 1.17 bilhão. Na rede privada, a vacina em questão pode custar a partir de R$ 1.5 mil.
A iniciativa foi viabilizada por um acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório que produz o imunizante (Pfizer). A partir disso, haverá ainda a transferência da tecnologia de produção para o Brasil, para que a vacina da bronquiolite passe a ser produzida nacionalmente.
A ideia é reduzir a maior parte das internações e óbitos pela condição, que acontecem especialmente nos primeiros anos de vida.
Vacina de bronquiolite para gestantes: quando e onde tomar

O grupo ao qual se destina a vacina é o de gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem restrição de idade. Quem tomar a vacina em uma gravidez atual e, no futuro, engravidar novamente, deve receber outra dose ao longo da próxima gestação.
Na hora de aplicar, é permitido também que a gestante atualize a situação vacinal, recebendo simultaneamente a vacina contra a bronquiolite e as imunizações contra influenza e Covid-19, se necessário.
Para a aplicação, basta se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Por que a vacina da bronquiolite em gestantes é importante?

Segundo dados do ministério da saúde, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é responsável por aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças e menores de dois anos. Dados também apontam que problemas respiratórios assim estão entre as cinco causas mais comuns de mortes de crianças no Brasil.
Quando a mãe recebe a vacina, os anticorpos chegam até à criança através da placenta, oferecendo proteção a recém-nascidos. Isso reduz as hospitalizações e as mortes causadas por essas doenças, visto que não há tratamento específico para bronquiolite.









