null: nullpx
dicas de alimentação-Tasaudavel

Uso do amendoim no combate a doenças

Publicado 30 Jun 2016 – 06:25 PM EDT | Atualizado 2 Abr 2018 – 09:32 AM EDT
Compartilhar

O uso do amendoim no combate a doenças é recomendado por cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. A informação é de que são ricos em antioxidantes, grandes protetores das células contra o câncer, sendo que ainda protegem o organismo contra doenças cardiovasculares. A crença popular, todavia, chega a ridicularizar os amendoins quando o tema são alimentos saudáveis. Mas a verdade é que uma porção pequena destes grãos contém a mesma quantidade de propriedades benéficas que um morango, com a vantagem de que possui altos níveis de gordura monoinsaturada, a boa.

Comprovações científicas

O que torna o amendoim prejudicial à saúde é o sal que lhe é agregado. Sem más companhias, um amendoim é uma das melhores fontes naturais de polifenóis. Ainda mais quando torrado. Se torrado, passa a ter abundância de um polifenol em particular, o ácido p-cumárico, especialmente positivo para defender nossas células do ataque dos radicais livres.

Um dos líderes da pesquisa, o médico Steve Talcott, afirma que quando se trata de conteúdo antioxidante, os amendoins devem ser a eleição de quem busca alimentos saudáveis.

Já o cientista inglês, Doutor Frankie Phillips, da British Dietetic Association, mostrou-se chocado com os resultados. “ Esperávamos um teor antioxidante bastante elevado nos amendoins, mas jamais esperávamos que fosse tão rico quanto muitas frutas, como a romã", comparou.

O grupo que conduziu o estudo, entretanto, chama a atenção para o detalhe de que apesar de sua potencialidade como alimento nutritivo, é também muito calórico. Quem optar pelo consumo frequente deve ter um cuidado extra com o peso. Ou dedicar mais tempo a exercícios físicos.

O conselho dos pesquisadores sobre a melhor maneira de comer amendoins, é misturando-os com frutas, ou comer uma porção, e na sequência, comer 1 maçã, ou pera, por exemplo. Com sal, nunca.  

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse