Treinamento Autógeno

por | jun 30, 2016 | Saúde

O Treinamento Autógeno é uma técnica que incorpora corpo e mente, levando ao relaxamento total, e se feito com regularidade, permite uma verdadeira transformação interior. Foi desenvolvida na Alemanha, na década de 30. Seu criador foi o respeitado Johann Heinrich Schulze, mais conhecido como Shultz, o descobridor dos princípios da fotografia, estudou teologia, medicina, química e filosofia.

Autógeno deriva-se das palavras gregas autos = si mesmo, e genos = gerar. A essência dessa terapia é de que o relaxamento não é induzido, mas sim, gerado pela própria pessoa.

A ideia é minimizar a intensidade das respostas do corpo ao estresse, alcançando o equilíbrio fisiológico, voltado para a auto cura. Isso através de exercícios de consciência corporal.

Foi comprovado de maneira científica que baixa a pressão arterial, ajuda a combater o colesterol, reduzindo o risco de doenças cardíacas, é auxiliar no controle da asma, dor crônica e até diarreia, funcionando como um fortalecedor do Sistema Imunológico. Além disso, melhora a qualidade do sono.

O efeito do Treinamento Autógeno na saúde mental é a redução da depressão e do medo, da fadiga, da insônia e da ansiedade.

Essa terapia vai além. Seus praticantes defendem que fornece uma resistência interior poderosa e latente, deixando-nos mais preparados para os desafios, físicos e emocionais. Diminui a percepção de dor crônica, melhora o desempenho físico, impulsiona o nível de energia, intensifica e melhora a concentração, assim como a auto estima, deixando-o forte o suficiente para liberar-se de hábitos indesejados. O objetivo é acessar recursos interiores ainda por explorar, o que, naturalmente, aumenta o auto controle, melhora a perspectiva da vida, promovendo uma conexão com a espiritualidade, e transformando-o num ser humano muito mais alegre.

E estamos a falar de uma técnica muito simples. Coloque-se numa posição confortável, respire profundamente para relaxar. Vai dividir o relaxamento por fases correspondentes a partes do corpo. Clique aqui para ter acesso ao passo-a-passo desta técnica, numa publicação da Wikipédia (wikipédia.pt) .

Faça desta terapia uma rotina, entre 2 e 3 vezes ao dia, e depois de 2 semanas, verá os resultados.