Sabe aquela sensação de cansaço, irritabilidade e até falta de concentração no trabalho e nas atividades cotidianas que está perdurando por mais de uma semana? Você se sente cansada e estressada e precisa dormir, mas quando deita na cama o sono não vem?
Leia também
Dicas contra a insônia
Remêdios para combater a insônia
Medicina alternativa contra a insônia
A perda de sono está caracterizada não só por sua falta, mas principalmente pela dificuldade de iniciá-lo, mantê-lo continuamente ou despertar várias vezes durante a noite com intervalos maiores para voltar a dormir. De acordo com a sociedade brasileira do sono, 43% dos brasileiros sofrem de insônia.
Algumas pessoas têm mais facilidade de ter insônia, seja pelos hábitos alimentares antes de dormir, seja por estar em mudança de ambiente ou em fase de transição na vida. Aquela troca de emprego e até mesmo o estresse diário são fatores que contribuem para que a insônia venha sem piedade. É um mal que atinge principalmente as mulheres.
Tipos de Insônia
Segundo o Dr. Shingueo Yonekura, neurologista do instituto do sono, a insônia pode ser colocada em três tipos: a transitória, de curto prazo e a crônica.
O tipo transitório é o mais comum, aquele que se instala em um período de desemprego e problemas específicos atemporais e tende a passar assim que a situação é ajustada. Já a de curto prazo é aquela em que transcende uma entrevista de emprego ou uma reunião importante e até mesmo uma prova final de faculdade, é um tipo de estresse que pode fazer com que a insônia dure semanas.
A insônia crônica é a mais perigosa e pode te acompanhar durante vários anos, de acordo com a National Commission Sleep Disorders Research. Esse tipo atinge 10% dos pacientes e é responsável por muitos problemas psiquiátricos.
O Outra medicina indica um tratamento caseiro para a insônia com chá de capim santo. Confira abaixo mais algumas dicas para combater esse mal.
Dicas para dormir melhor
- Procure tomar chá ou um copo de leite trinta minutos antes de se deitar, lembrando-se de evitar o achocolatado, pois muito açúcar à noite te deixará acordado.
- Evite produtos ou medicamentos que contenham cafeína pelo menos 4 horas antes.
- Tome um banho quente duas horas antes.
- Evite pequenos cochilos durante o dia.
- Não faça exercícios físicos em um horário muito próximo ao deitar.
- Evite alimentos até três horas antes de dormir.
Conheça mais benefícios que o chá pode trazer a sua vida, assista ao vídeo.