Tomar vacina contra Covid-19 com prazo de validade ampliado funciona igual? É seguro?

por | jul 25, 2022 | Saúde

Nos últimos meses, as pessoas que têm ido aos postos de saúde para receber as doses da vacina contra Covid-19 passaram a ouvir, com frequência, a informação de que se trata de uma dose cujo prazo de validade foi estendido. A medida, aprovada pela Anvisa, deixou muitas pessoas em dúvida. Afinal, é seguro e eficaz tomar a vacina com validade prolongada?

Ampliação do prazo de validade de vacinas: entenda a decisão

Em abril deste ano, a Anvisa ampliou a validade dos lotes já distribuídos da Fiocruz, e da Comirnaty (Pfizer/Wyeth). A decisão ocorreu por unanimidade pela diretoria colegiada da Anvisa e vale para as doses de vacina tanto adultas quanto pediátricas, segundo o próprio órgão de saúde.

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilancia Sanitária (Anvisa), aprovou a ampliação do prazo de validade da Comirnaty (Pfizer/Wyeth) de nove para 12 meses e da Astrazeneca (Fiocruz), de seis para nove meses. A decisão foi unânime e vale para as doses adultas e pediátricas.

Vacina
insta_photos/Getty Images/iStockphoto

As medidas publicadas pelas duas empresas permitem a alteração do prazo de validade de novos lotes, bem como dos lotes já distribuídos do imunizante.

Tomar vacina com prazo de validade prolongado é seguro e eficaz?

Covid-19
NiseriN/iStock

A medida é considerada segura, de acordo com o Ministério da Saúde.

O infectologista Alexandre Schwarzbold, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, explica que a ampliação da validade é uma garantia do fornecedor, e não oferece riscos para a saúde. Isso porque a garantia da segurança e eficácia é primordial para a solicitação de aumento da validade para a Anvisa. Segundo o especialista, os imunizantes são testados em animais, in vitro e em humanos para checagem na segurança e eficácia, então, é escrito um relatório referente aos resultados e entregue à Anvisa.

“Por meio de testes, os órgãos de saúde verificam se as vacinas continuam com a mesma eficácia após a ampliação de três meses, e desde que estejam conservadas nas condições ideais, elas podem ser aplicadas com segurança”, garante

Por fim, Alexandre ressalta que os prazos de validade de todas as vacinas podem ser ampliados, desde que também realizem testes para recorrerem ao processo.

Covid-19: Informações importantes

Vacina em spray nasal poderá impedir a entrada da Covid-19 no corpo: quando estará disponível?
É verdade que é preciso trocar escova de dentes após ter Covid-19? Especialista explica