Tipos de açúcar e suas características

por | jun 30, 2016 | Saúde

O açúcar é a forma mais rápida de fornecer glicose para o corpo. Ele é essencial para o funcionamento do cérebro, da retina e dos rins. Quando nosso corpo fica com deficiência de glicose (hipoglicemia), sentimos dor de cabeça e mal estar.

Veja também:
Receita caseira de esfoliação

Alimentos com betacaroteno

Biquini molhado: por que evitar

O açúcar é também uma importante fonte de cálcio, fósforo, ferro, cloro, potássio, sódio, magnésio e de vitaminas do complexo B.

Conheça os diferentes tipos de açúcar e suas características.

Orgânico

Difere-se dos outros porque no plantio da cana não são usados adubos nem fertilizantes químicos. Na industrialização, não recebe nenhum ingrediente artificial e é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico e outros elementos adicionados ao produto refinado. A embalagem do produto é biodegradável. Sugere-se o uso do mais escuro, por manter suas propriedades nutricionais.

Mascavo

É um açúcar bruto e escuro, extraído da cana de açúcar. Não passa pela etapa de refinamento e mantém suas vitaminas e sais minerais. Seu sabor é de rapadura e melaço.

Demerara

É um açúcar granulado de coloração amarela, pois não sofre processo de branqueamento. Passa por um leve refinamento e não recebe aditivos químicos. Apresenta valores nutricionais semelhantes ao mascavo.

Frutose

É extraída de frutas e do milho. A frutose adoça cerca de 30 vezes mais do que o açúcar comum e a fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado.

Refinado

Açúcar branco. É processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. Inicialmente marrom, o açúcar recebe aditivos químicos como enxofre no processo de refinamento para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e minerais e permanecem somente as calorias vazias, sem nutrientes.

Cristal

Apresentam cristais grandes e claros. Perde cerca de 90% dos sais minerais no processo de refinamento.

Light

É uma combinação entre açúcar refinado com adoçantes, aspartame e ciclomato, que aumentam o poder de adoçar. Possui menos calorias do que o açúcar comum.