Com fórmulas que prometem atuar no estado emocional da pessoa, promovendo bem-estar ao equilibrar temperamentos e características como impaciência, tendência ao pânico, falta de concentração, etc, os florais tiveram seu auge nos anos 90 e agora voltam em grande estilo e em diversos formatos, como pastilhas, chicletes e spray, e são os novos queridinhos de famosos como Kristen Stewart, Gwyneth Paltrow e Tulipa Ruiz.
Leia também:
Pessoas menos estressadas são mais felizes
Trabalho, filhos, marido, vida pessoal: como dar conta de tudo?
Livre-se do sentimento de culpa e curta uma vida muito mais leve
O que é terapia floral?
Na t erapia f loral, especialmente com os Florais Originais de Bach, se busca o desenvolvimento dos aspectos positivos necessários para uma pessoa se equilibrar. Combater o aspecto negativo, por exemplo, consome uma energia que na verdade deveria ser canalizada para desenvolver os aspectos positivos que a pessoa precisa.
“O floral trata o sentimento da pessoa perante uma situação resgatando o positivo para transformar o negativo, também chamado de Princípio da Transformação. Qualquer pessoa pode fazer uso dos florais até mesmo gestantes, bebês, crianças e idosos. Eles atuam de maneira sutil no emocional, sendo o organismo o segundo momento a ser beneficiado pelo tratamento“, explica a terapeuta de Florais Marcia Rissato, formada pelo Instituto Bach do Brasil e pela Bach Foundation da Inglaterra.
Efeitos colaterais do floral
Ela explica que não há nenhuma contra indicação ou efeito colateral, pois os florais não contêm o princípio ativo das plantas. Eles podem ser utilizados sozinhos ou acompanhando outros remédios ou tratamentos, já que não interagem com medicamentos, nem mesmo com os homeopáticos. Mas é importante ressaltar que os florais servem como tratamento complementar e não substituem os tratamentos convencionais. “Nunca se deve abandonar o tratamento médico. A alopatia irá tratar o físico e o floral tratará o emocional. Com o emocional equilibrado, o organismo responderá melhor ao tratamento alopático, que deve ser acompanhado por um médico”, explica.
Os florais podem ser utilizados diariamente e em todos os momentos da vida, sempre que haja um desequilíbrio emocional, tratando o indivíduo e não a doença. A vantagem é que, se utilizados os de procedência e acompanhado por profissionais capacitados, chegam a apontar doenças físicas e são simples de usar, acalmam e equilibram. O Rescue, o mais antigo do mundo, que é um composto de cinco Florais d e B ach, tem comprovação cientifica pela Universidade de Miami. Ele abaixa o cortisol, o hormônio do estresse, e acalma naturalmente. Além disso, os florais não causam dependência.
Floral indicado para cada caso
“São 38 essências que fazem até 1200 fórmulas. As mais consumidas nos últimos anos nos ajuda a entender os efeitos do mundo moderno nas pessoas”, afirma a terapeuta. São eles:
Cherry Plum: para perda de controle;
Impatiens: para a impaciência;
Rock Rose: para pânico;
Mimulus: para medos conhecidos;
Red Chestnut: para preocupação excessiva com os outros;
Chicory: para apego e carência excessiva;
Holly: para não aceitação, raiva e inveja;
Clematis: para foco e concentração;
Wild Oat: para ajudar a entender o propósito de vida (muito utilizado por estudantes que não sabem que rumo seguir, que profissão escolher);
Olive: para cansaço físico e mental;
Larch: para auto confiança (muito utilizado por crianças que sofrem bulling e não acreditam em seu potencial);
Walnut: para momentos de mudanças separações, novo emprego, menopausa.