Sinergia alimentar: quais alimentos funcionam melhor juntos?

por | jun 30, 2016 | Saúde

A sinergia alimentar determina quais alimentos funcionam melhor juntos, onde o fator nutricional ultrapassa a combinação do sabor. Em parceria, certos nutrientes funcionam no nosso corpo da mesma maneira que o combustível funciona para o fogo, sendo muito mais eficazes em dupla, que se ingeridos de maneira isolada.

Um ótimo exemplo de sinergia alimentar é relacionada com a prevenção do câncer. Tanto o brócolis, quanto o tomate contêm substâncias preventoras dessa condição, mas quando combinados, formam uma arma muito mais potente.

Outro fator importante é que nem sempre nosso organismo absorve as vitaminas e minerais daquilo que comemos. Somente acrescentando gordura boa – monoinsaturada , ou a chamada gordura amigável, é que essa absorção realmente ocorre. É daí que surge a importância de acrescentar azeite de oliva nas refeições, ou outro considerado poderoso, que é o óleo de semente de linhaça. O abacate, rico em gordura amigável, também serve como aliado nesse processo, sendo altamente recomendado para ajudar na absorção de fitoquímicos presentes nos legumes.

Por conta da sinergia é que nutricionistas e dietistas recomendam muito mais que se coma uma salada de frutas, em vez da ingestão de uma maçã solitária, ou de só uma laranja, entre outros exemplos.

O fitoquímico quercetina, presente nas maçãs, tem seu desempenho otimizado quando em conjunto com a catequina, encontrada nas uvas pretas. Essa dupla é altamente recomendada para tratar a agregação plaquetária, responsável pela formação de coágulos no sangue (que impedem a boa circulação e provocam problemas coronários). Já a Vitamina C garante a absorção de ferro, portanto, nada melhor que agregar alguns gomos de laranja numa salada de espinafre.

Se quer que o seu corpo tenha maior absorção dos ácidos graxos ômega 3, encontrado nos peixes, o melhor é saborear um bom salmão acompanhado de um copo de vinho tinto, ou ter um cacho de uvas logo a seguir ao peixe. Os polifenóis, presentes tanto na uva, quanto no vinho tinto, podem ser comparados com uma chave que abre as portas do seu organismo para os ácidos graxos.

Na verdade, esses são apenas alguns exemplos. Sinergia alimentar é um tema bem vasto… Nesse contexto, o melhor é aconselhar-se com um nutricionista para saber qual é a melhor combinação para o seu corpo, principalmente se sofre com alguma condição específica.

Entretanto, fica a dica: quanto mais colorido for o seu prato (tomate, cenoura e alface, entre outros…), maior será a chance de estar formando belas duplas, ou terá maior garantia de que o seu corpo realmente está sendo nutrido.