A primeira visita ao ginecologista é um marco para a vida da mulher e representa o momento em que ela começa sua transição para a vida adulta. Mas será que é preciso ter perdido a virgindade para marcar uma consulta?
Quando ir ao ginecologista?
A resposta é não, afirma a ginecologista Karine Gavioli, do Grupo São Cristóvão Saúde. Segundo ela, o ideal é começar a fazer o acompanhamento ginecológico antes de ter a primeira relação sexual, logo após a primeira menstruação.
“O momento ideal para iniciar acompanhamento médico é quando a menina entra na puberdade e seu corpo começa a se transformar, culminando na primeira menstruação”, explica a médica.
Quanto mais cedo a menina procurar um ginecologista, melhor será sua orientação sobre os riscos de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, métodos contraceptivos e outras questões que podem fazer a diferença no início da vida sexual.
Como é a primeira consulta?
Embora possa gerar dúvidas e ansiedade nas meninas, a primeira consulta com o ginecologista serve mais como um bate-papo em que o médico faz uma avaliação inicial e presta orientação sobre menstruação, sexo e outras questões.
Caso a paciente nunca tenha tido relações sexuais, o médico apenas inspeciona a parte externa da região íntima, além de examinar os seios e a região abdominal. Também pode ser feita a medição da altura e do peso, aferição da pressão arterial e verificação dos batimentos cardíacos com o estetoscópio.