Na impossibilidade de lavar as mãos com água e sabão para manter longe o novo coronavírus, a recomendação dos órgãos de saúde é usar álcool em gel para este fim. No entanto, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a quantidade ideal a usar para que o produto seja eficaz contra o vírus.
Álcool em gel: quanto usar
Com mais de 70% de concentração, o álcool em gel mata bactérias e vírus, incluindo o SARS-CoV-2, causador do COVID-19. Ele deve ser usado nas situações em que não é possível lavar as mãos com água e sabão e, segundo Heloísa Olivan, farmacêutica e cosmetóloga do Instituto Olivan, há um jeito certo de fazê-lo.
Segundo ela, não há uma quantidade exata a ser utilizada: ela apenas deve ser suficiente para friccionar as mãos durante 15 segundos sem que o produto seque. Além disso, tanto o álcool quanto o sabão ressecam as mãos, então é importante mantê-las hidratadas para evitar fissuras.
A orientação para higienizar as mãos com álcool gel ou com sabão é a mesma: deve-se esfregar palma, dorso, entre os dedos, ponta dos dedos e punho.