null: nullpx
alimentação-Tasaudavel

Quais são as doenças nutricionais? 6 quadros causados por uma má alimentação

Publicado 7 Jun 2019 – 06:00 AM EDT | Atualizado 7 Jun 2019 – 06:00 AM EDT
Compartilhar

Para viver bem, precisamos nos alimentar bem. Não é à toa que a nutrição está relacionada a inúmeras doenças, seja como causa ou solução. Tanto a falta quanto o excesso de comida podem gerar graves consequências para o organismo.

Os distúrbios alimentares a seguir foram listados pelo livro "Epidemiologia Nutricional" como os principais problemas nutricionais brasileiros. Já o último tem mais a ver com transtornos psicológicos. Conheça melhor cada um deles:

Desnutrição

Além do problema social que esta doença representa, especialmente no que diz respeito à mortalidade infantil, é possível apresentar sintomas de desnutrição mesmo se alimentando em todas as refeições.

Segundo o Manual MSD, "a desnutrição pode surgir porque as pessoas não conseguem obter ou preparar alimentos, porque apresentam algum distúrbio que dificulta a ingestão ou absorção de alimentos ou porque possuem uma necessidade de calorias excessivamente alta".

Anemia

A anemia ferropriva, causada por deficiência de ferro no organismo, é o tipo mais comum. A doença dificulta o transporte de oxigênio na corrente sanguínea, causando sintomas como fadiga, falta de apetite, dor de cabeça e formigamento dos membros. O tratamento é feito com o aumento da ingestão de carnes, além de outros alimentos ricos em ferro, como feijão, brócolis e beterraba.

Obesidade

É o oposto da desnutrição, pois consiste na ingestão excessiva de alimentos. Isso gera um acúmulo prejudicial de gordura corporal que causa desequilíbrios hormonais e até psicológicos. Além disso, aumenta muito o risco de sofrer de outras doenças.

Diabetes

Associada à obesidade, o diabetes tipo 2 é causado pela incapacidade do organismo de produzir insulina suficiente para controlar a concentração de glicose no sangue. Essa condição pode desencadear várias complicações, como insuficiência renal e problemas cardíacos.

Hipertensão

A famosa pressão alta envolve diversos fatores, mas está diretamente relacionada à alimentação: segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), excesso de peso, obesidade, ingestão elevada de sal, ingestão de álcool e sedentarismo estão entre os principais fatores de risco para a hipertensão arterial sistêmica.

Bulimia e anorexia

Estes transtornos alimentares são desencadeados por problemas psicológicos relacionados à obsessão pela magreza, fazendo com que a pessoa tenha uma imagem distorcida de seu corpo e tente perder cada vez mais peso, ainda que não precise.

Dietas radicais e remédios para emagrecer chegam ao ponto de prejudicar a saúde, especialmente no caso da bulimia, caracterizada pelo vômito forçado depois das refeições.

Distúrbios alimentares

Original Author: Valentina Mongrell Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/valentina-mongrell
Original ID value: 143978
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/imj/salud/2010/11/04/cuales-son-las-enfermedades-nutricionales

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse