Problemas hormonais podem ser a causa de fadiga, depressão e até pele seca

por | out 22, 2019 | Saúde

Os problemas hormonais estão relacionados a ação de várias glândulas diferentes, que secretam hormônios, e podem gerar uma ampla variedade de doenças ou síndromes.

Com base no livro Fisiologia Humana, de Lauralee Sherwood, bem como em uma entrevista com a Professora de Ciências Adelaida Hernández, listamos sintomas que podem indicar que você sofre de um desequilíbrio hormonal. Se você detectar algum desses sinais, procure um especialista.

A glândula tireoide

A tireoide produz quatro tipos de hormônios: T1, T2, T3 e T4. O número que acompanha seu nome indica o número de iodo na molécula. Os hormônios ativos são T3 e T4.

Quando dizemos “ativo”, queremos dizer que eles são responsáveis ​​por estimular tecidos que possuem receptores específicos para esses hormônios. Como nosso corpo possui vários tecidos desse tipo, há um grande número de sintomas relacionados à falta ou excesso dos hormônios T3 e T4.

Aumento de peso

Se sua dieta é balanceada, você se exercita, tem um estilo de vida saudável e ainda ganhar peso, você pode ter um problema em sua glândula tireoide.

Fadiga

Uma rotina movimentada e com poucas horas de sono resultam em cansaço, mas existe um tipo de fadiga constante e que dificulta o seu desenvolvimento no dia a dia.

Essa fadiga está relacionada ao funcionamento da glândula tireoide, especificamente quando ela deixa de produzir hormônios tireoidianos suficientes.

Constipação ou movimentos intestinais frequentes

A falta dos hormônios T3 e T4 pode resultar em prisão de ventre, bem como movimentos intestinais mais constantes do que o comum.

Queda de cabelo

Na ausência de hormônios tireoidianos suficientes, você pode apresentar perda de cabelos.

Pele seca

Esse sintoma ocorre quando você precisa de hormônios da tireoide. Mesmo quando você usa produtos de hidratação, pode notar que a pele parece seca ou mesmo acinzentada.

Depressão

Seu cérebro precisa de hormônios da tireoide para um funcionamento saudável. Quando a glândula não produz hormônios suficientes, você pode sofrer de depressão.

Diminuição da frequência cardíaca

Você pode ter uma diminuição na frequência cardíaca, bem como um aumento no tempo em que o sangue circula pelo corpo. Ou seja, tudo no seu sistema é mais lento, e isso pode ser o resultado de uma falta de hormônios da tireoide.

Sensibilidade ao frio

Estar com frio com muita frequência pode estar relacionado à diminuição dos hormônios da tireoide. Diante de uma taxa metabólica lenta, seu corpo leva mais tempo para se aquecer.

Aumento de colesterol

Geralmente, o que causa o problema é o nosso tipo de alimentação. No entanto, existe a possibilidade de que esse colesterol alto se deva à diminuição da produção de hormônios da tireoide.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é a síndrome por excelência da falta de hormônios da tireoide. Ou seja, os sintomas incluem os citados acima: ganho de peso, fadiga, constipação, queda de cabelo, depressão, pele seca, sensibilidade ao frio, aumento do colesterol e metabolismo lento.

Se o hipotireoidismo ocorre desde o nascimento, os bebês podem desenvolver consequências, como nanismo.

Perda de peso

Se você perder peso sem uma explicação aparente, o fato pode estar relacionado à sua tireoide. Quando a glândula produz mais hormônios que o normal, ocorre o aumento da degradação de nutrientes.

Em termos simples, seu metabolismo acelera, o que causa perda de peso porque somente seu corpo queima gordura e músculo, algo que não é saudável.

Sensibilidade ao calor

Quando seu metabolismo é rápido, você fica mais suscetível ao calor. Isso ocorre quando sua tireoide produz hormônios em excesso.

Emoções explosivas

Suas alterações de humor podem estar relacionadas à sua tireoide. Quando há excesso de hormônios é possível que a pessoa apresente irritabilidade, tensão, ansiedade e emoções excessivas.

Aumento da frequência cardíaca

O aumento da frequência cardíaca, bem como o aumento da quantidade de sangue que sai do coração, está relacionado ao excesso de hormônios da tireoide.

Hipertireoidismo

A síndrome relacionada à produção excessiva de hormônios da tireoide recebe o nome de hipertireoidismo e resulta nos sintomas já listados: aumento da frequência cardíaca, inquietação, ansiedade, irritabilidade, colesterol baixo, perda de peso e sensibilidade ao calor.

Bócio

Bócio é um aumento anormal no tamanho da glândula tireoide. O problema é palpável e visível. Pode ocorrer em pessoas com hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

Rosto inchado

Se o rosto incha com frequência, pode ser resultado do excesso de cortisol.

Fraqueza muscular excessiva

Seus músculos são compostos de proteínas. Quando há excesso de cortisol, aumenta a degradação das proteínas, o que resulta em fraqueza muscular, principalmente nas pernas.

Síndrome de Cushing

O problema é causado por um excesso de hormônio cortisol, que é liberado principalmente para resistir ao estresse.

Osteoporose

O excesso de cortisol também afeta seus ossos e pode causar osteoporose que, por sua vez, pode levar a fraturas e outros problemas.

Doença de Addison

Quando há uma deficiência na glândula adrenal, ocorre o problema que, apesar de raro, resulta em sintomas como: hipoglicemia (baixa glicose), perda de peso, fraqueza severa e falta de apetite.

Perda de libido em mulheres

Muitos pensam que a perda da desejo sexual está relacionada às glândulas sexuais. No entanto, este sintoma nas mulheres surge da secreção de um derivado de testosterona (dehidroepiandrosterona, DHEA) da glândula adrenal.

Crescimento excessivo de pelos

O DHEA também é o hormônio responsável pelo crescimento dos pelos pubianos e axilares nas mulheres. Se você notar uma mudança no crescimento, pode ter um distúrbio hormonal chamado hirsutismo.

Glândula hipófise

A hipófise é uma glândula que produz seis tipos de hormônios: TSH, ACTH, LH, FSH, hormônio do crescimento e prolactina.

Produção de leite

Quando você tem um bebê, seu corpo se prepara para produzir leite. No entanto, essa produção de leite pode ocorrer mesmo quando você não está grávida.

Uma disfunção hipofisária pode criar um aumento na produção de prolactina. Esse hormônio é responsável por estimular as glândulas mamárias para o crescimento e a produção de leite. Este sintoma pode ocorrer em homens e mulheres.

Acromegalia

O aumento do hormônio do crescimento pode causar gigantismo em crianças e acromegalia em adultos. A acromegalia é o crescimento excessivo de tecidos moles e ossos. Ou seja, o tamanho do seu rosto, orelhas, nariz, mãos e pés aumenta.

Diabetes

Diabetes mellitus é o distúrbio endócrino mais comum. Seus sintomas são atribuíveis à falta do hormônio insulina, que é o único hormônio capaz de diminuir os níveis de glicose no sangue.

Portanto, quando falta insulina, um dos sintomas mais importantes e notáveis ​​nos exames clínicos é o aumento da glicose no sangue (hiperglicemia).

No entanto, sem ter que fazer um exame de sangue, você pode notar certos sintomas característicos do diabetes mellitus: poliúria (urinar mais que o normal), polidipsia (sede extrema) e polifagia (excesso de fome).

Glândulas sexuais

As glândulas sexuais são testículos em homens e ovários em mulheres. Produzem principalmente os hormônios testosterona nos homens, e progesterona e estrógenos nas mulheres.

Acne

Existe um tipo de acne que é desencadeada por um aumento na concentração de testosterona no sangue.

Infertilidade

Um distúrbio nos hormônios sexuais pode levar à infertilidade. Nas mulheres, é a incapacidade de ovular ou alteração uterina.

No caso dos homens, a infertilidade pode ser causada pela deficiência de motilidade ou quantidade de espermatozoides na ejaculação.

Menstruação abundante

Hipermenorreia é o nome dado à menstruação abundante e prolongada. Esta é uma complicação hormonal frequente dos miomas uterinos, ou seja, tumores benignos do músculo uterino.

Sangramento irregular

Metrorragia é um sangramento irregular que não corresponde ao ciclo menstrual. Isso pode indicar a presença de câncer do colo do útero ou alguma outra alteração patológica do útero.

A menometrorragia é um sangramento menstrual excessivo, incomum ao ciclo menstrual. Esta condição é uma combinação de menorragia e metrorragia.

Alterações hormonais

Original Author: Raquel Ortiz Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/raquel-ortiz
Original ID value: 212157
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/212157/33-sintomas-que-pueden-indicar-que-sufres-problemas-hormonales-algunos-pasan-desapercibidos