Pequenas mudanças nos hábitos

por | jun 30, 2016 | Saúde

Pequenas mudanças nos hábitos podem manter a juventude, a aparência saudável e a saúde. Mas a alimentação balanceada, exercitar-se, manter-se longe dos vícios, como o tabagismo, pode ser um processo penoso. Hábitos saudáveis são vistos pela maioria como uma vida marcada pela renúncia. Nada de ataques furtivos a geladeira, horas na academia, e a lista segue. Esta crença é o principal agente desanimador que impede as mudanças necessárias.

Aprendendo a modelar-se

Para auto incentivar-se, nada como aderir ao gradual. A postura radical, até mesmo a curto prazo, pode naufragar todo e qualquer plano de melhorar sua qualidade de vida.

É importante estar ciente que exercitar-se, mesmo 30 minutos ao dia, se auto impor uma alimentação rica em frutas e vegetais, beber 2 litros de água por dia, e consumir peixes regularmente, entre outros exemplos, reduz o risco de desenvolver diabetes, ou de ter um Acidente Vascular Cerebral. Conserva a saúde das articulações, melhora a capacidade de movimento e a flexibilidade do físico, reforça a massa óssea, prevenindo fraturas ou osteoporose, incrementa o bom humor, diminui as chances de uma depressão, ou de manter-se ansioso e estressado, conserva a memória e dá uma amplitude tremenda a auto estima.

Outros efeitos colaterais benéficos, conforme estudos realizados neste âmbito, incluem redução da pressão sanguínea, menor risco de colesterol, e aumento da longevidade.

Estratégias

Um plano simples é sempre funcional. Um bom começo para alterar os hábitos, e dar início a um relacionamento sério com a vida saudável é desligar a televisão. Diga não a dependência deste aparelho. Este proceder é o primeiro passo para ter mais tempo, e dedicar-se ao movimento do físico, nem que seja dando um passeio. Caminhar queima mais calorias que fazer zapping nos canais da televisão. Arranje uma desculpa para andar.

Para aqueles que gostam mesmo é de passar horas nas redes sociais, há que fazer um ajuste. Divida o tempo entre o virtual, e a necessidade real de cuidar de si mesmo. Manter-se um pouco com o status #partiu malhação# poderá prevenir doenças, e travar os sinais do avanço da idade. Suba as escadas do prédio, pule corda, ou verifique qual as poses de ioga que realmente consegue executar, mas há que mexer-se.

O seguinte passo é fazer uma auditoria nos armários e na geladeira. Quais são os venenos em forma de comida que afetam seu bem-estar? A sinceridade e a determinação são primordiais. Quem escolhe o que leva a boca é você, e há que decidir se quer mesmo ser saudável, ou não.