Os métodos de depilação mais comuns – com lâmina e cera quente ou fria – e mesmo as técnicas naturais podem deixar a pele irritada nas horas seguintes. Isso porque o processo causa impactos que sensibilizam o tecido, resultando em vermelhidão e sensação de ardência. A boa notícia é que com algumas dicas simples é possível aliviar a dor após a depilação.
Gel de aloe vera
Um dos principais benefícios do aloe vera para a pele é seu poder anti-inflamatório, o que ajudará a acalmar e refrescar a pele depois da depilação. Prefira os produtos 100% à base da planta sem aditivos químicos.
Gelo
Para quem sofre com coceira depois da depilação, o gelo pode ser aliado. A baixa temperatura faz com que os poros se contraiam, o que ajuda a controlar a irritação, além de reduzir a sensibilidade da área.
Óleo de amêndoas doce
As propriedades relaxantes e nutritivas desse óleo ajudarão a diminuir a irritação, além de ser um excelente hidratante natural – o resultado é uma pele mais sedosa e brilhante. Para aproveitar os benefícios do produto, faça uma massagem na área depilada por alguns minutos com uma pequena quantidade de óleo.
Chá de camomila
Um dos benefícios do chá de camomila é sua intensa ação anti-inflamatória, que ajuda a diminuir a vermelhidão da depilação e até mesmo da barba e pode ser usada em caso de queimaduras leves. Faça uma compressa com o chá da erva gelado e aplique sobre a área irritada.
Leia também:
Como fazer seu próprio gel de aloe vera
Depilação íntima: um método para cada tipo de pele
Creme de depilação natural para remover os pelos pela raiz