Paracetamol é causa de falência do fígado porque é fácil ter overdose, diz médico

Analgésico bastante popular e facilmente encontrado em qualquer balcão de farmácia, o paracetamol é um medicamento bastante seguro, mas, se tomado em altas doses, pode resultar em uma overdose que causa falência do fígado.

Tomar muito paracetamol prejudica o fígado

Shutterstock

O uso abusivo de paracetamol é a causa mais comum de insuficiência hepática aguda no Reino Unido, EUA, Europa e Austrália, segundo relato de um médico e professor da Universidade de Edimburgo ao jornal Express.

De acordo com o especialista, o medicamento pode danificar o fígado ao prejudicar as conexões estruturais vitais entre as células adjacentes do órgão.

ShutterStock

Com um índice terapêutico estreito, a dose comum de paracetamol é próxima a de overdose e, como o componente é encontrada em muitos medicamentos de venda livre, os usuários precisam monitorar sua ingestão com muito cuidado e atenção, explica o médico.

Vale ressaltar, no entanto, que estudos comprovam que o paracetamol, além de útil e indicado para o alívio de dores, é considerado seguro em doses terapêuticas. Profissionais da saúde apenas alertam para os perigos de tomar mais do que a dose recomendada e aconselha os pacientes a monitorar cuidadosamente sua ingestão.

Remédios e seus efeitos