Recentemente, a blogueira Joyce Kitamura, conhecida por criar conteúdo de moda e beleza, fez um desabafo no qual surpreendeu seguidores ao citar um tratamento oftalmológico inusitado.
Segundo ela, que aderiu à chamada ortoceratologia nos últimos meses, a ideia do tratamento é utilizar uma lente rígida nos olhos durante a noite para “zerar” a miopia durante o dia – e, segundo estudos, isso pode, inclusive, diminuir o avanço da condição a longo prazo.
Blogueira mostra tratamento para “zerar” miopia
Usando a ferramenta Stories do Instagram, a influenciadora Joyce Kitamura falou recentemente sobre um tratamento chamado ortoceratologia, intrigando seguidores. Segundo a blogueira, ela agora utiliza um par de lentes rígidas enquanto dorme, tudo visando algo que parece até mágica. “Ela tem um formato diferente porque vai aplanar a córnea para você reduzir sua miopia a zero e, durante o dia, não precisar de óculos nem nada”, pontuou.
A fala da blogueira veio em meio a um desabafo pelo fato de uma das lentes novas que fazem parte do tratamento ter se quebrado – algo que aconteceu por possíveis defeitos de fabricação no item, uma lente rígida e gás permeável (ou seja, que permite a passagem de gases como oxigênio e leve absorção de água).
Ortoceratologia: o que é?
Conforme explica o médico Pablo Rodrigues, oftalmologista especialista em córnea da Clinic Spot, a ortoceratologia é, assim como descrito pela blogueira, uma técnica que visa a melhora da miopia.
Ao adotar o tratamento, o paciente usa lentes de contato especiais durante o sono, algo que gera um remodelamento da córnea de forma reversível. Como a miopia ocorre justamente devido ao formato da córnea, o procedimento altera a condição.
A redução da miopia que ocorre durante a noite, no entanto, é temporária. “Metade da redução da miopia se perde após 24 horas sem uso das lentes e 90% em torno de 72 horas sem as lentes”, pontua o médico.
Para quem a ortoceratologia é indicada?
De acordo com Pablo Rodrigues, o tratamento com ortoceratologia é indicado especialmente para jovens com miopia progressiva. Isso porque, conforme explica, alguns estudos sugerem a eficácia da técnica em diminuir o avanço da miopia.
Sobre contraindicações, a técnica não é indicada para quem já fez cirurgia refrativa ou por quem tem ceratocone, condição que deixa as córneas com formato cônico. Além disso, o médico afirma que há possíveis consequências ruins que podem ocorrer. “Pode ocorrer edema de córnea, podendo recuperar dentro das três primeiras horas após a retirada da lente. Além disso, há os eventos associados ao uso de lentes de contato em geral: olho seco, alergia, etc. O risco mais temido é o de ceratite microbiana”, afirma o oftalmologista.
Por fim, o especialista em córnea afirma que, por enquanto, apesar da existência destes riscos, não há evidências de um número aumentado de pacientes com infecção após aderir ao tratamento com ortoceratologia em comparação ao que ocorre com usuários de lentes em geral.