Os óleos naturais para massagem na cabeça são altamente indicados para aliviar tensões, e também pata nutrir o couro cabeludo, deixando-o com a circulação sanguínea mais ativa, e livre de toxinas.
Podem ser benéficos para o tratamento de doenças que atacam o couro cabeludo, e que provocam a perda de cabelo, caspa, ou envelhecimento prematuro do cabelo.
Semanalmente, poderá fazer uma massagem com azeite de oliva aquecido, levemente, que, ainda, deixará o fios de cabelo lubricados e condicionados. Massagear a cabeça com azeite abre os poros, permitindo que o couro cabeludo possa respirar, e se desintoxicar.
Os óleos de ervas ou sementes naturais, por sua vez, deixam-no mais macio, mais suave, e fortalece a raiz dos cabelos, evitando a perda e promovendo o crescimento.
- O óleo de semente de gergelim, por exemplo, é um dos mais indicados para obter esses resultados.
- Já o de amêndoas, é excelente para a nutrição com vitaminas essenciais.
- O de coco causa um efeito de resfriamento, e inibe o crescimento de fios grisalhos, além de diminuir o estresse.
- O óleo de alecrim estimula os folículos pilosos, evita que os fios se tornem muito finos, e retarda o envelhecimento.
- Óleo de lavanda estimula o crescimento, equilibra e restabelece a produção de óleo no couro cabeludo.
Poderá fazer a massagem com apenas um destes óleos, ou fazer a mescla de vários para conseguir bons resultados. Uma das receitas mais eficazes para manter o couro cabeludo saudável é a mistura de 3 gotas de óleo de lavanda, com 4 gotas de óleo de alecrim em meia xícara grande azeite de oliva. Aqueça até que esteja numa temperatura confortável, e aplique com a ponta dos dedos. Vá espalhando a mistura em movimentos circulares. Também poderá passar ao longo dos fios. Deve-se fazer a massagem por cerca de 5, ou 10 minutos, deixar agir mais alguns instantes, e em seguida, lave a cabeça como de costume.
Quando for fazer a massagem não esqueça de englobar os músculos do pescoço, assim, também promoverá a redução de estresse.