Óleos essenciais ajudam a tratar foliculite

A foliculite é um problema bastante comum em homens e mulheres: trata-se da inflamação dos folículos capilares. Entre as causas mais comuns para o surgimento desse problema estão a depilação com lâmina de barbear, uso de navalhas para aparecer os pelos e até mesmo uso de roupas muito apertadas.

Leia também:
Óleo de rosa-mosqueta para cuidar da pele
C
reme de depilação natural para remover os pelos pela raiz
C
há de agnocasto contra as espinhas

A foliculite pode aparecer em qualquer local do corpo, mas existe a tendência de se desenvolver, em homens, na barba e no couro cabeludo, e, nas mulheres, na virilha, coxas, pernas e axilas – locais em que os pelos são comumente eliminados ou aparados.

Quando a área é infectada por bactérias, vírus ou fungos, observa-se uma lesão semelhante a uma espinha que pode causar vermelhidão, coceira, inchaço e até mesmo pus. Para quem convive com esse problema, a combinação entre alguns óleos essenciais pode ser uma grande aliada na eliminação desse incômodo.

Óleos essenciais contra a foliculite

Óleo de melaleuca

Altamente hidratante, esse óleo é reconhecido por eliminar os microrganismos que causam a infecção dos folículos; sua ação é bactericida, fungicida e antiviral.

Óleo de palmarosa

Antisséptico, esse óleo ajuda a conter a infecção e manter a área limpa; além de dificultar a proliferação de micróbios

Óleo de lavanda

Indicado especialmente para quem tem a pele sensível, esse produto é utilizado por sua ação cicatrizante, que ajudará a recuperar a pele da lesão e a fechar o corte.

Produto natural contra foliculite: como fazer

Em um recipiente de vidro, misture 30ml de gel neutro, 58 gotas de óleo de melaleuca, 2 gotas de óleo de palmarosa, 5 gotas de óleo de lavanda. A solução pode ser aplicada até duas vezes ao dia.