O que é drenagem linfática e seus benefícios

por | jun 30, 2016 | Saúde

Para auxiliar no processo de emagrecimento e ajudar a reduzir medidas, o mercado da beleza oferece diversos tipos de tratamentos estéticos. Entre os mais famosos está a drenagem linfática, que pode ser feita com auxílio de aparelhos, ou com técnicas manuais de massagem. Para entender o que é o procedimento e aprender alguns movimentos para fazer em casa, confira as dicas e benefícios da drenagem linfática. 

Leia também:
Como fazer massagem em criança

Tratamento natural para celulite

Receita contra a celulite

O que é drenagem linfática 

A drenagem linfática é um tipo de massagem corporal que estimula o sistema linfático, responsável pelo transporte de líquidos no organismo, a trabalhar com maior eficiência. O fluido que transita por esse sistema recebe o nome de linfa e suas principais funções são absorver o excesso de líquidos e auxiliar na proteção contra bactérias, fungos e outros corpos invasores, por meio da produção de glóbulos brancos. 

O principal objetivo do procedimento é remover o excesso de linfa do corpo, diminuindo a retenção de líquidos e melhorando o aspecto da celulite. Além disso, a drenagem também possibilita a redução de gorduras localizadas e um melhor funcionamento da circulação do sangue. 

Benefícios da drenagem linfática 

Além de ajudar a perder medidas e detonar a celulite, a drenagem linfática é uma ótima opção de tratamento para gestantes, pois ajuda a reduzir o inchaço e o cansaço das pernas. Ela também aprimora as funções do sistema imunológico e pode fazer o papel de massagem relaxante, acabando com o estresse do dia a dia. 

Drenagem linfática manual: como fazer em casa 

Para fazer drenagem linfática em casa, tenha em mãos um creme hidratante e busque um lugar confortável para se sentar, como a cama ou sofá. Comece o procedimento sentada, com os joelhos paralelos. Deslize suavemente as mãos sobre a panturrilha, começando a massagem no tornozelo e seguindo em direção aos joelhos. Depois, suba um pouco até alcançar o final da coxa. As mãos devem estar em forma de garra, com o dedo indicador e o dedão quase se encontrando. 

Em seguida, levante-se e comece a massagear a parte externa das coxas, o quadril, a região dos flancos e o bumbum. Para finalizar, deslize a palma das mãos na parte interna da coxa, começando na virilha e chegando até os tornozelos.