O que é bom para azia? Melhores frutas, chás, remédios e hábitos para aliviar

por | maio 22, 2017 | Saúde

Queimação e dor na boca do estômago são índícios de azia, um sintoma que indica que algo está errado com seu sistema gastroesofágico. Apesar de incomodar muito, dificilmente o problema possui causa maligna e, nestes casos, simples mudanças de hábitos já podem ajudar a controlá-lo.

Saiba como aliviar azia a seguir:  

O que é azia

iStock

O gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco, do Instituto Endovitta, define azia como uma queimação ou dor que ocorre acima da boca do estômago e, por vezes, irradia para o tórax ou o pescoço.

A sensação é um sintoma de refluxo, condição em que a válvula do estômago não se contrai totalmente, permitindo a passagem de ácido gástrico para o esôfago. Com isso, o revestimento do órgão é lesionado, levando ao desconforto.

Como aliviar azia: hábitos, remédios, chás e mais

Antes de saber o que é bom para azia, é necessário buscar auxílio médico para investigar o que está provocando o desconforto, visto que má alimentação, vícios, hábitos ruins, gravidez, estresse e até mesmo sintoma de câncer de estômago estão na lista dos desencadeadores do desconforto. Além disso, a  queimação no estômago pode ser infarto, o que ressalta ainda mais a importância do diagnóstico de um profissional da saúde.

Caso o problema não tenha origem maligna, é possível apostar em atitudes e fórmulas para amenizá-lo. Veja as principais:

Coma o suficiente

Shutterstock

Encher o estômago com muita comida faz com que a produção de ácido gástrico seja potencializada, de modo a aumentar o risco de o líquido atingir o esôfago. Portanto, faça refeições com calma e mastigue bem cada porção.

Evite ficar muito tempo sem comer

Manter jejum prolongado propicia o acúmulo de ácido do estômago e pode fazer com que ele reflua para o esôfago. Aposte no hábito de  comer de três em três horas para equilibrar a produção da substância.

Evite comer rápido

A ingestão acelerada não fornece tempo suficiente para a digestão se regular, levando ao desconforto no tórax.

Alimentação adequada 

Manter bons hábitos alimentares é essencial para evitar a azia. Uma dica é evitar comidas gordurosas, que exigem que o estômago produza mais ácido para as digerir.

Alimentos ricos em cafeína também fazem mal para quem sofre deste sintoma, pois amortecem a válvula que controla a entrada de substâncias no esôfago.

Ainda é indicado criar um diário alimentar para identificar quais outros produtos podem desencadear a queimação, visto que a relação de desencadeantes é peculiar para cada pessoa.

Não faça atividades físicas após comer

ShutterStock

O estômago leva mais de duas horas para digerir tudo que foi consumido, o que explica a popular ideia de que ” é perigoso nadar após comer“. Na verdade, qualquer atividade física realizada depois da refeição pode fazer com que os líquidos subam até o esôfago.

Para evitar o problema, se alimente em menor quantidade ou espere ao menos duas horas para se exercitar.

Não deite depois das refeições

Dormir ou apenas ficar deitado facilita a passagem de conteúdo do estômago para o esôfago. Portanto, deixe para descansar 1h30 após a última refeição.

Líquido com comida faz mal

Shutterstock

Beber liquido durante as refeições pode causar alterações como a azia, visto que aumenta o volume gástrico e faz com que mais ácidos sejam liberados. Assim, deixe para ingerir bebidas ao menos duas horas depois de se alimentar e, caso não consiga, opte por tomar no máximo meio copo (100 ml) de água.

Pare de fumar e beber álcool

O cigarro e o álcool pioram a azia porque irritam o sistema digestivo e estimulam a liberação de ácidos. Além disso, o fumo reduz a ação de contração da válvula entre o estômago e o esôfago, aumentando a incidência de refluxo.

Regule o peso

Uma das principais dicas para curar azia é evitar o sobrepeso e a obesidade, pois eles geram pressão sobre o estômago, de modo a aumentar a probabilidade de refluxo para o esôfago.

Remédios para azia

Shutterstock

Os medicamentos mais utilizados são os “inibidores da bomba de prótons”, que colaboram com a redução da acidez do conteúdo gástrico e fazem com que a mucosa gastroesofágica não seja tão prejudicada. Entre os remédios mais famosos do tipo está o omeoprazol.

Omeoprazol

Segundo o gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco, este composto é seguro e eficaz desde que seja usado na dose e periodicidade corretas, o que apenas um médico pode determinar. 

Remédios caseiros bons para azia

Coma banana, maçã e mais

Comer frutas semi-ácidas que combatem a azia – como banana, pera, mamão e maçã vermelha – é um costume que ajuda a neutralizar o pH estomacal.

Outra dica é evitar frutas cítricas, como limão, pois reduzem o pH e, em decorrência, pioram a azia.

Tome o leite certo

Há uma receita popular que indica o leite para aliviar azia. Apesar do pH reduzido melhorar a acidez, a bebida é rica em cálcio e gorduras que exigem que o organismo libere mais ácido clorídrico para digestão.

Portanto, essa é uma das  receitas para tratar azia que apenas ajudam momentaneamente, já que pioram o quadro depois.

Contudo, a substiuição do leite de vaca pelo de soja, que é menos gorduroso e também tem pH básico, pode trazer benefícios.

Suco de babosa

Também denominada aloe vera, essa planta possui poder digestivo e cicatrizante que é bom para azia. Uma boa dica de consumo é apostar no suco da erva, que pode ser feito com água.

Chás para azia

shutterstock

As propriedades de alguns chás são excelentes para quem sofre com a azia, entre eles está o hortelã e alecrim. Seu poder digestivo é benéfico contra azia se a ingestão ocorrer até meia-hora antes das refeições.

Chá de gengibre faz bem e é bom para azia pela ação anti-inflamatória da raiz, que ajuda a reduzir o desconforto. 

Os chás de espinheira-santa e de funcho também são recomendados. O primeiro contém compostos cicatrizantes que facilitam a digestão e curam lesões causadas pelo refluxo, já o segundo contribui com o esvaziamento do estômago.

Antiácido

Antiácidos são fórmulas que aumentam o pH do estômago, deixando-o neutro, o que é positivo para quem sofre de refluxo.

Um dos mais populares é o bicarbonato de sódio para azia, cuja receita requer o consumo de uma colher de sopa do pó em um copo de água em episódios de queimação.

Remédios à base de magnésio também apresentam os mesmos efeitos, visto que equilibram a acidez estomacal.

Azia e queimação: leia mais