É muito comum estar navegando pela rede, procurando tópicos sobre medicina alternativa e achar artigos sobre a ayurveda, e eles sempre parecem super interessantes, mas como eu não tinha ideia do que é a ayurveda, tive a genial ideia de pesquisar um pouco e plasmá-lo em OutraMedicina, a fim de responder a mesma pergunta a vocês.
A ayurveda é um sistema curativo que nasceu na Índia a mais ou menos 5000 anos, e provêm da era védica. É provavelmente o sistema curativo mais antigo do mundo, e por isso tem sido chamada de “a mãe de todas as curações”.
O preceito básico da ayurveda é a harmonia das três partes que compões ao individuo: corpo, mente e espírito, e preocupa-se por tratá-las de forma harmônica e solidaria, usando desde medicina erval até técnicas de iogues.
Um dos conceitos básicos da medicina ayurvédica é o conceito de dosha. Os dosha referem-se à sabedoria relativa às caraterísticas dos organismos. O tratamento de ayurveda identifica três doshas sobre os quais atua: vatta (ar), pitta (bile) e kapha (flema).
Nos dias de hoje, no ocidente, a ayurveda tem-se acoplado à medicina tradicional, complementando os tratamentos de medicina convencional com tratamentos naturais; entanto que na Índia os cursos para aprender esta técnica estendem-se até os 6 anos de duração e requere-se um diploma de Bacharel em Ciências para poder praticá-la.