Meu dente quebrou, e agora? O que eu faço?

por | jun 30, 2016 | Saúde

Uma queda inesperada, uma pancada durante a prática de algum esporte, uma mordida em um alimento mais duro… São vários os fatores que podem  quebrar um dente, situação que, além da dor, também causa muito desconforto e preocupação.

Leia também:
Escova de dente: como escolher o modelo certo
Como branquear os dentes de forma natural
Sensibilidade nos dentes: causas e prevenção

A boa notícia é que é possível corrigir o problema, desde que, no momento do acidente, sejam tomados os cuidados corretos. Quem explica é o especialista em implantodontia e odontologia estética Paulo Coelho Andrade. “Um dente pode quebrar-se parcialmente, sair por inteiro da boca ou até instruir. Em todos os casos a orientação é procurar imediatamente um dentista a fim de evitar complicações como perda total do dente, inflamações ou infecções”, diz.

O que fazer?

Quanto antes o  dente quebrado ou a parte dele forem colados ou o canal for tratado, mais haverá chances de uma recuperação satisfatória. Além disso, o profissional aconselha a passar o dente em um pouco de água corrente preferencialmente filtrada e nunca esfregá-lo ou lavá-lo com sabão. “Isso retira uma camada de células vitais que ele possui”, explica. A parte solta do dente deve ser hidratada em soro fisiológico caseiro ou industrializado ou leite até que o paciente chegue ao dentista. 

Preciso de implante?

Depois de colar ou reimplantar o dente, o mesmo deve passar por um acompanhamento periódico do dentista, para evitar que haja alguma complicação tardia, como infiltração ou alteração da cor. Caso o dente quebrado não seja recuperado, há outras possibilidades, como os implantes e faceteamentos, procedimentos que garantem dentes tão naturais quanto os de verdade.