null: nullpx
cuidados da pele-Tasaudavel

Melancia para eliminar os radicais livres

Publicado 30 Jun 2016 – 06:25 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Compartilhar

Coma melancia para eliminar os radicais livres, e também para manter o corpo suprido com vários nutrientes essenciais. Sua cor vermelha é proporcionada pelo lipoceno, a mesma substância predominante no tomate. É por ela que os cientistas recomendam comer tomate para ficar mais bonito. A melancia atua de maneira similar, limpando o corpo de substâncias nocivas, ou de toxinas, e rejuvenescendo o organismo.

Defesa natural para a juventude e para a saúde

Conforme já abordamos em outro artigo, para entender a ação dos radicais livres, vamos utilizar um exemplo. Caso coloque uma barra de ferro ao ar livre, deixando-a permanecer sob o sol e a chuva, e todas as demais condições ambientais, com o passar do tempo, vai oxidar, ficando repleta de ferrugem, por exemplo. O mesmo ocorre com as células sob a ação dos radicais livres. Caso fiquem sem o devido cuidado e manutenção, estão sujeitas ao envelhecimento, ou a estarem degradadas. Quem consome muitos alimentos industrializados e poucos naturais está fornecendo uma grande quantidade de radicais livres para o próprio corpo.

Mas não é só a “juventude” das células que está em causa. Os radicais livres provocam um sério dano a saúde cardiovascular, pois têm o poder de oxidar o colesterol, levando a formação de placas nas paredes internas dos vasos sanguíneos. Resultado: ataque cardíaco, ou Acidente Vascular Cerebral. É aí que entra a importância do lipoceno, pois literalmente, “lava” os radicais livres do organismo.

O lipoceno também reduz as chances do câncer de próstata. Vale citar que todas as frutas e vegetais ricos neste nutriente têm o poder de combatê-lo, mas a melancia está no grupo que detêm maior concentração.

Esta fruta saborosa é rica em eletrólitos de sódio e potássio, que perdemos facilmente quando transpiramos. Os eletrólitos são os responsáveis pelos impulsos elétricos ao redor das células, e são de grande importância para que os nervos funcionem bem, ou para que os músculos possam se contrair, num exemplo.

Respeitada como uma das frutas mais valiosas para o consumo humano,é livre de gordura, e contém 90% de água, sendo abundante em hidratos de carbono. Ou seja, em vez de uma bebida energética, prefira 1 suco de melancia. É uma das frutas que mais combina com o verão, mas com tanto potencial, deliciar-se com uma fatia suculenta de melancia pode, e deve, ser feito em qualquer altura do ano. 

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse