O diabetes é uma síndrome metabólica que ocorre devido à deficiência de produção de insulina ou sua ação no organismo, fator que provoca aumento da taxa de glicose no sangue. O organismo do diabético não consegue colocar a glicose para dentro das células, o que aumenta os níveis de açúcar no sangue e causa os problemas de saúde.
Realizar exames médicos regularmente é essencial para identificar a doença e permitir o melhor tratamento de acordo com sua condição, mas saiba que até mesmo uma simples análise em casa diante do espelho é capaz de indicar um possível quadro de diabetes.
Sinais de diabetes na pele
Uma das manifestações visíveis de diabetes é o aparecimento de manchas escuras em dobras do pescoço, axilas, cotovelos e antebraço, que indicam resistência à insulina. Na maioria dos casos, as marcas aparecem em pessoas que sofrem de obesidade, mas, em alguns casos, também podem ser visíveis em pessoas magras.
O diabetes tipo 2 acomete 90% dos diabéticos e decorre da combinação da diminuição da secreção de insulina e defeito na sua ação, ou seja, a resistência à insulina. É tratado com medicamentos orais ou injetáveis, além de dieta alimentar e exercícios físicos. A maior parte das pessoas com esse tipo de diabetes tem outros fatores relacionados à doença, como obesidade e sedentarismo, por exemplo.
Diabetes: cuidados e alimentação
- Diabetes tipo 2: 15 comidas ótimas para controlar a doença
- Mulher que tem diabetes pode encontrar maior dificuldade para engravidar
- Diferenças entre diabetes gestacional, tipo 1 e 2 que você precisa entender