A cantora norte-americana Lady Gaga revelou que sofre de uma doença crônica que causa dores por todo o corpo. Aos 31 anos e prestes a lançar um documentário sobre sua vida, ela contou quais tratamentos usa para amenizar a fibromialgia.
Lady Gaga tem fibromialgia
Thought ice helped #Fibromyalgia. I was wrong & making it worse. Warm/Heat is better. Electric Heated Blanket, Infrared Sauna, Epsom Baths.
— Lady Gaga (@ladygaga) September 12, 2017
A revelação foi feita no Twitter, e a artista disse que será possível saber mais detalhes sobre sua rotina com a doença no documentário “Gaga: Five Foot Two!”, produção original da Netflix que estreia em 22 de setembro de 2017.
“No nosso documentário, a doença crônica com a qual eu lido é a fibromialgia. Eu espero ajudar a aumentar a conscientização e conectar as pessoas que sofrem disso”, escreveu.
A artista complementou dizendo que tratamentos à base de calor ajudam a aliviar a dor crônica da fibromialgia. “Eu achava que gelo ajudava na fibromialgia, mas estava enganada e tornando-a pior. Calor é melhor”, afirmou, revelando que faz uso de cobertor elétrico e sauna de infravermelho para tratar. A cantora ainda citou que faz banhos de sulfato de magnésio, que também amenizam o quadro.
O que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crônica que causa dores generalizadas pelo corpo, cansaço, rigidez muscular, insônia e problemas cognitivos, como falta de memória e desatenção.
Além do incômodo doloroso, a doença tem impacto no bem-estar, pois pode levar a quadros de depressão e ansiedade. Recentemente, a atriz Dani Valente também revelou ser portadora da fibromialgia.
Cura e tratamento
A doença de Lady Gaga não tem cura, mas também não piora com o tempo. Inclusive, pode regredir com o passar dos anos, principalmente quando o paciente segue os cuidados à risca.
O neurologista Claudio Corrêa, coordenador do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, explica que o tratamento é multidisciplinar. “Envolve medicamentos que regulam o sistema que percebe a dor, atividades físicas sem impacto, apoio psicológico e técnicas de relaxamento”, ressalta.
Já o uso de calor, assim como faz Lady Gaga, tem ação analgésica que ameniza crises mais fortes do incômodo.
Apesar das recomendações gerais, o tratamento deve ser indicado pelo médico responsável, visto que cada pessoa apresenta características e necessidades diferentes.
Dor crônica e fibromialgia
- Atriz fala como é viver com síndrome crônica e mostra como virou o jogo
- Dores crônicas e depressão podem ter a mesma causa; saiba qual
- Fibrimialgia afeta mais mulheres do que homens. Descubra se você tem