Hormônio da tireoide para emagrecer: técnica perigosa causa 15 problemas graves

A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço que produz duas substâncias que regulam diversas funções do organismo, especialmente o metabolismo. Acontece que algumas pessoas resolvem tomar hormônios da tireoide para emagrecer, o que confere alto risco à saúde. Entenda:

Hormônio da tireoide emagrece, mas há riscos graves

Alguns medicamentos com doses dos hormônios T3 e T4, produzidos pela tireoide, são voltados às terapias de reposição para indivíduos com hipotireoidismo, condição em que a glândula é ausente ou deficiente na produção hormonal, ou em casos de alguns tipos de câncer de tireoide.

Segundo a endocrinologista Kelly Montero Ferro, da Clínica Megamed, a facilidade de acesso aos remédios, que não exigem prescrição médica, leva muitas pessoas a comprá-los com o intuito de emagrecer.

“Os medicamentos estimulam o metabolismo e aumentam a produção de calor, o que eleva a taxa metabólica basal e realmente faz emagrecer. Mas, com isso, surgem diversos riscos”, ressalta a médica.

Riscos de tomar hormônio da tireoide para emagrecer

istock

Hipertireoidismo

Pessoas saudáveis que usam os hormônios T3 e T4 para emagrecer sobrecarregam o organismo, gerando um quadro parecido com o hipertireoidismo, doença cuja produção da tireoide é excessiva.

Perda de massa magra

O acelerado metabolismo faz com que o organismo destrua as proteínas, o que causa perda de massa magra e diminuição da força muscular. 

Risco de problemas cardíacos

Shutterstock

O hipermetabolismo e a necessidade de amenizar o excesso de calor produzido fazem com que o coração acelere, o que causa palpitação e risco de arritmia cardíaca e hipertensão arterial.

Redução da massa óssea

O excesso de hormônio tireoidiano também faz com que o corpo elimine mais cálcio do que deve. Esse mineral é essencial para o esqueleto e sua carência reduz massa óssea e aumenta a chance de desenvolver osteoporose.

Sintomas de ansiedade

O transtorno de ansiedade é frequentemente confundido com hipertireoidismo, já que a doença da glândula causa sintomas em comum, como palpitação, irritabilidade, falta de ar e alterações se humor. 

Queda de cabelo, alteração menstrual, infertilidade e mais

A médica ainda complementa que tomar hormônio da tireoide para emagrecer pode causar intolerância ao calor, tremores, queda de cabelo, aumento da frequência intestinal, alterações de ciclo menstrual, infertilidade e disfunção erétil.

Em diabéticos, é esperada a piora dos níveis de açúcar no sangue. Doses muito elevadas ainda podem levar a febre e desidratação pelo excesso da produção de calor.

O que fazer?

A médica recomenda evitar a todo custo tomar tais compostos se não houver quadro de hipotireoidismo e conversar com um médico sobre medicamentos apropriados e seguros para perda de peso.

Hormônio da tireoide: leia mais