Qualquer coisa em excesso faz mal à saúde e, com os refrigerantes não é diferente. O problema não está em pequenas doses, mas naquela vontade de tomar este tipo de bebida a todo momento.
Além de cafeina, esses produtos trazem açúcares, edulcorantes e sódio em quantidades que contribuem para o aumento de peso, da pressão arterial e também diminuição na absorção de cálcio pelo organismo.
Em seu canal no Youtube, o médico Drauzio Varella analisa que o vício em refrigerante e afirma que tomar a bebida durante as refeições pode ser ainda mais prejudicial ao organismo.
Evite o refrigerante durante as refeições
Drauzio Varella explica que o refrigerante apresenta gás e isso causa problemas no funcionamento do sistema digestivo, especialmente durante as refeições. O gás liberado pela bebida distende o estômago e dilui os sucos digestivos que estão em seu interior. “Desta forma, a ação destes sucos fica prejudicada”, afirma no vídeo.
Refrigerante em excesso é prejudicial
O médico diz que os refrigerantes têm outras características que os tornam prejudiciais à saúde. Uma delas é a cafeína, que pode ser considerada uma droga que é capaz de causar dependência.
Outro problema é o açúcar em grande quantidade, que cria uma série de complicações no metabolismo das gorduras – que está associado ao ganho de peso. Os refrigerantes diet têm a vantagem de não ter açúcar, mas ainda assim, são doces.
E esta particularidade do gosto doce da bebida pode levar o indivíduo a treinar o paladar para comer ainda mais açúcar. Mas, segundo Drauzio Varello, essa não é uma conclusão definitiva, já que ainda existem muitas discussões relacionados a esse tema.
Malefícios do refrigerante
- Refrigerante mata 184 mil pessoas por ano, diz pesquisa
- Beber refrigerante diet ou zero muda seu corpo de 5 maneiras
- Consumo excessivo de refrigerantes pode causar pressão alta e outros males