Ginecologista diz ser possível tratar candidíase usando dente de alho

por | jun 3, 2018 | Saúde

A candidíase vaginal é um doença que acomete milhares de mulheres. O quadro clínico é relacionada à proliferação de fungos na região genital gerando sintomas como corrimentos, ardência e dor durante relações sexuais.

Motivo de dor de cabeça para muitas mulheres, a ginecologista Dra. Andrea Rebello afirma que a candidíase pode ser controlada com um alimento peculiar, o alho. Conforme a médica, o tempero é um aliado perfeito para combater diversas condições ginecológicas, entre elas a candidíase.

Propriedades do alho

O alho possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antibióticas e antioxidantes e, por isso, reduz o fluxo sanguíneo nos tecidos impedindo o aumento de inflamações causadas também pelo fungo, do tipo candidíase.

Shutterstock

Alho contra a candidíase

Conforme Dra. Andrea, as propriedades do alho fortalecem o sistema imunológico e aumentam a produção de leucócitos. Essa vocação ajuda a combater infecções causadas por fungos e bactéria e, justamente por isso, ele é tido como excelente remédio natural contra a candidíase.

A médica afirma que um dos tratamentos mais indicados para a candidíase é introduzir um dente de alho na vagina, como se fosse um absorvente interno durante a noite e deixar a natureza fazer o seu trabalho.

A ginecologista Dra. Bel Saide, em seu site sobre Ginecologia Natural também explica que a primeira prescrição é usar o alimento para combater a candidíase através de seu consumo na alimentação ou em cápsulas. Mas comenta que, além da ingestão, recomenda para suas pacientes a introdução de uma cápsula ou de um dente de alho na vagina durante à noite com retirada pela manhã ou banhos de assento preparados com alho amassado misturado com água morna.

shutterstock

Vale lembrar!

Ainda que possa ser utilizado como tratamento, Dra. Andrea ressalta que a ginecologia natural não é uma prática médica, mas sim uma sabedoria popular. Sendo assim, a consulta a uma médico não deixa de ser importante e fundamental. Além disso, para realizar qualquer tipo de tratamento, mesmo que natural, é essencial procurar um médico adepto da prática ou terapeutas especializados.

Ginecologia natural