Garganta inflamou? Olhar se há pontinhos brancos nela pode te dizer muito

por | set 30, 2017 | Saúde

Dores e desconfortos ao ingerir alimentos ou falar normalmente indicam um quadro de garganta inflamada causada por vírus, como os de gripes e resfriados, laringite, entre outras, comumente transmitidas em ambientes fechados e com grande concentração de pessoas.

Pontinhos brancos na garganta: o que podem ser?

iStock

Mas se você sente que sua garganta inflamou e apresenta pontinhos brancos na região, pode estar sofrendo de faringite ou amigdalite que, diferentemente e menos comum do que as infecções virais, são provocadas por infecções bacterianas.

Infecções bacterianas que inflamam a garganta provocam incômodos mais intensos e vêm acompanhadas de presença de pus na área. Tanto a faringite quanto a amigdalite devem ser preferencialmente tratadas com antibióticos e geralmente são só transmitidas entre pessoas com contato próximo e prolongado.

iStock

Os sintomas de garganta inflamada pela infecção por bactérias, ao contrário da viral, não produzem espirros ou congestão nasal, mas sim sinais como forte incômodo na região, dificuldade para engolir alimentos ou saliva, febre, dores de cabeça e pelo corpo, além da visualização dos pontos brancos.

O tratamento baseado em antibióticos não faz efeito imediato e, enquanto o medicamento atua, o paciente que sofre de fortes desconfortos poderá fazer uso de anti-inflamatórios que, apesar de não curar a infecção, são úteis para aliviar a inflamação da garganta.

Tratamentos caseiros também podem ser uteis para aliviar o desconforto momentaneamente.

Como combater gripes, resfriados e dor de garganta