Muitos especialistas ressaltam os benefícios das frutas oleaginosas. Mesmo ricas em gorduras, elas ajudam no processo de emagrecimento e combatem o colesterol. Com propriedades antioxidantes, as oleaginosas combatem infecções do organismo e evita o acúmulo de gordura. A fruta oleaginosa mais conhecida é a castanha-do-pará, mas há uma série de outras oleaginosas benéficas à saúde.
Leia também
Castanha, chá verde e suco de uva garantem cintura invejável a Ellen Roche
Benefícios das nozes vão da redução do colesterol ao controle do peso
Dossiê das frutas lista seus principais benefícios à saúde
Veja na galeria de fotos quais são as outras oleaginosas aliadas da saúde:
Amêndoas: Também rica em vitamina E, a amêndoa é fonte de vitamina B1 e de outros nutrientes como magnésio e zinco. Segundo pesquisas da Experimental Biology, uma organização médica dos Estados Unidos, a oleaginosa ajuda a diminuir o risco de doença cardíaca.
Avelãs: Como as nozes, as avelãs são ricas em vitamina E, que tem ação antioxidante.
Castanha de caju: fonte de diversos nutrientes, a castanha de caju é rica em argimino, um aminoácido que protege o sistema cardiovascular. Segundo a especialista, a castanha de caju concentra grande quantidade de gordura monoinsaturada. “Essa gordura auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim no sangue”, completa.
Pistache: Comer pistache todos os dias faz bem à saúde do coração, segundo um estudo da Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos. A oleaginosa verdinha ajuda a reduz o colesterol ruim (LDL).
Nozes: As nozes estão na lista das oleaginosas e é recomendada sua ingestão em uma dieta saúdavel. De acordo com Rosangela Cristina, especialista em castanhas, as nozes contém vitamina E, que tem poderosa ação antioxidante.