Frutas exóticas: conheça os benefícios de 10 delas

por | jun 30, 2016 | Saúde

Algumas frutas exóticas já podem ser encontradas em grandes supermercados e não deixam de ser um presente da modernidade. Elas vem de toda parte, África, Ásia e América do Sul e são fonte ricas em fibras, nutrientes e vitaminas. Alimentam a fome de experimentar novos sabores e de conhecer frutos de lugares distantes sem nem mesmo precisar sair da cidade. Além disso, possuem muitos benefícios para a saúde. A nutricionista funcional Tatiana Cunha fez uma lista de 10 delas, mostrando ainda mais motivos para provar do seu sabor.

Leia também:

Dossiê das frutas lista seus principais benefícios à saúde

Frutas vermelhas combatem envelhecimento, câncer e outras doenças

Frutas Oleaginosas emagrecem mesmo sendo ricas em gorduras

Benefícios das frutas exóticas

Physalis

Ela é delicada e tão linda que chega a ser decorativa. A physalis é fonte de vitaminas A e C, além de ser rica também em fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides. Além de nutritiva, tem grande valor terapêutico, pois possui uma substância chamada fisalina, que atua como anti-inflamatório no organismo.

Romã

É fonte de vitaminas, minerais, fibras, compostos bioativos como taninos e flavonoides e rica em ácido elágico. É responsável pela coloração avermelhada e ainda tem ligação com as moléculas de cobre e de ferro, o que inibe a formação dos radicais livres, excelentes para combater o envelhecimento precoce.

Lichia

Aliada da perda de peso, pois possui poucas calorias e é rica em cianidina, que é responsável também pela cor rosada da casca e potencializa a queima de gordura pelo corpo em cerca de 15%. Consumi-la fresca é o mais recomendado.

Pitomba

Outra fruta rica em Vitamina C, contribui para adiar o aparecimento das rugas, pois é uma substância altamente antioxidante e combate os radicais livres, que são uns dos principais causadores do envelhecimento precoce.

Maná

Ela é rica em cálcio, fósforo e vitamina B3, sendo as de menor tamanho as mais saborosas para consumir em forma de sucos.

Rambutan

Dentre seus princípios ativos estão as saponinas, taninos e alcaloides, que auxiliam na redução do colesterol e dos triglicerídeos.   Possui efeito imunogênico, reduz a produção de amônia e controla a contaminação por parasitas. Além disso, contém vitamina C, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, potássio, ferro e vitamina B3.

Sapoti

Razoavelmente calórico por ser rico em carboidratos, o sapoti é fonte também de vitaminas do complexo B e C, além de minerais como cálcio, ferro e fósforo. Cada 100 gramas contêm 178 calorias. Seu uso também pode ser medicinal. A casca auxilia no controle da febre e as sementes trituradas são diuréticas e úteis no tratamento da litíase renal.

Pitaya

Possui propriedades probióticas, que atuam beneficamente na saúde intestinal e aumentam a excreção de metais pesados que intoxicam o organismo.

Siriguela

Pode ser consumida na versão natural, em sucos ou como base para doces. É rica em carboidratos e, por isso mesmo, é bastante doce. Fonte de vitaminas A, B e C, é muito recomendada como tratamento de anemias e no fortalecimento da imunidade por conter ainda alto teor de cálcio, fósforo e ferro.

Kino

Também está entre as frutas que, de tão bonitas, servem como peças decorativas. Da família do melão e do pepino, deixam qualquer fruteira de dar água na boca e servem até como sobremesa. Além de muito saboroso, é rico em vitamina A e C, ferro e cálcio.