Friagem no útero: entenda o que é e se realmente causa cólicas na menstruação

Não é difícil encontrar mulheres que evitam tomar banho, andar descalças e até mesmo sentar no chão por receio de que isso possa piorar cólicas. A história de tomar friagem no útero é antiga, mas será que é, de fato, verídica?

O VIX conversou com especialistas para determinar se o frio na menstruação faz mal. Confira:

Friagem na menstruação faz mal?

Shutterstock

As cólicas menstruais, também chamadas de dismenorreias primárias, são causadas pela liberação de fatores inflamatórios na corrente sanguínea que causam o aumento da contração das fibras musculares do útero.

Segundo a ginecologista Andréia Gozzi, do Instituto Lerner, apesar do que muitos acreditam, não há estudos que comprovem que expor-se a baixas temperaturas durante o período menstrual cause friagem no útero e piore as cólicas.

A ginecologista Denise Azevedo, do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), concorda e ainda reitera que não é proibido durante a menstruação tomar banhos frios, lavar a cabeça, manusear água gelada, entre outras coisas.

Frio piora dores?

“A ideia de que frio causa cólica é falsa. O que acontece é que ficamos mais sensíveis ao sentir frio e, assim, temos a sensação de que a dor é mais forte”, afirma Andréia.

Isso ocorre porque os vasos sanguíneos e tecidos musculares se contraem perante as temperaturas baixas, levando menos sangue às extremidades. Com isso, o sangue recebe menos oxigênio e a pessoa pode ficar mais sensível à dores.

Mitos da menstruação