Óculos previne conjuntivite? Entenda fala de Fernanda e João sobre o cuidado em relação sexual

Fernanda Paes Leme e João Vicente de Castro relataram que decidiram usar óculos de grau e tampão para evitar contaminação de conjuntivite na primeira vez em que tiveram uma relação sexual. Vale lembrar que os dois já tiveram um relacionamento no passado. Apesar da tentativa, os objetos não são eficazes para prevenir a contaminação pela doença. Entenda mais a seguir.

Fernanda Paes Leme e João Vicente fizeram sexo de óculos

Durante um bate papo descontraído no podcast “Quem pode, pod”, a atriz Fernanda Paes Leme e o ator João Vicente de Castro relembraram a época em que viveram um breve affair.

Fernanda contou que quando os dois decidiram sair, ela estava enfrentando um quadro de conjuntivite, e teve medo de transmiti-la para o apresentador.

“Na primeira vez que beijei o João, eu estava com conjuntivite. E o nosso medo, porque a gente não queria que nenhum dos nossos amigos soubessem, era dele pegar. A gente se beijou e depois eu fiquei perguntando ‘a conjuntivite apareceu?'”, afirmou.

Conjuntivite
Andrei310/iStock

O ator pontuou que os dois chegaram a transar, mas Fernanda decidiu usar óculos de grau e tampão para que a conjuntivite não fosse passada.

“A gente transou de óculos de grau. O medo era tanto da conjuntivite que ela transou de óculos. Ela também estava com uma gaze nos olhos”, disse.

Óculos ajuda a prevenir conjuntivite?

A conjuntivite é uma inflamação no tecido que reveste o globo ocular e a região superior das pálpebras.

O oftalmologista Ronaldo Boaventura Barcellos, da rede de hospitais São Camilo, esclarece que a conjuntivite costuma ser contraída por meio do contato, e por conta disso óculos e tampão de olhos não são ferramentas eficazes para evitar o contágio.

“Muitas vezes a conjuntivite é transmitida pelas mãos. Uma pessoa coça os olhos com as mãos e depois pega um objeto de uso comum e o contamina, por exemplo. Não adianta a pessoa usar óculos se ela coçar os olhos e encostar em outros lugares”, afirmou a Tá Saudável.

Conjuntivite
dimarik/iStock

Vale lembrar, também que contatos próximos, seja por abraços ou então por beijo e sexo, como foi o caso de Fernanda Paes Leme e João Vicente, também podem transmitir a doença.

O especialista ressalta que a principal maneira de evitar a transmissão é lavando bem as mãos, mantendo superfícies limpas, e em casos mais severos, cumprindo um protocolo de isolamento.

Conjuntivite: informações importantes

Como evitar conjuntivite: 7 dicas para passar bem longe do problema
Há um tipo de conjuntivite que é alérgica, não tem cura e ataca dois olhos de uma vez
Conjuntivite: o que é, sintomas e tratamentos