Extrato de morango: protetor solar natural

por | jun 30, 2016 | Saúde

O extrato de morango como protetor solar natural foi descoberto por estudiosos espanhóis e italianos. No Ensaio Clínico foi constatado que funciona como um escudo contra os raios Ultra Violeta, não só impedindo que a radiação solar penetre na pele, como também reduzindo os possíveis danos que possa provocar.

Creme fotoprotetor natural

Após o estudo, a sugestão é que se crie um creme à base deste extrato, um fotoprotetor natural, que poderá proteger com grande eficácia as células que formam a primeira camada da pele. A sugestão foi dada por Maurizio Battino, pesquisador da Politecnica Delle Marche Universita, na Itália, principal autor do estudo.

Os resultados foram concluídos depois que a equipe preparou culturas de células, ou de fibroblastos, que compõem a pele humana. Na sequência foi adicionado o extrato de morango em cada fração reservada, em diferentes quantidades (0,05, 0,25 e 0,5 ml). Cada uma delas foi, então, exposta à luz Ultra Violeta. “ O equivalente a 90 minutos de luz solar do meio-dia, numa praia da Rivieira Farncesa durante o verão”, relatou Battino. Células sem qualquer tipo de proteção também foram colocadas sob a radiação.

A experiência mostrou que, em especial a concentração de 0,5 ml, aumentou a sobrevivência das células e diminuiu os danos normalmente provocados pelos raios UV, comparando com os fibroblastos que estavam sem proteção.

O autor do estudo indica que a importância deste resultado está no fato de que o extrato de morango pode oferecer proteção efetiva contra o câncer de pele, e contra outras doenças que provocam inflamações, ou que degeneram a pele. A pesquisa também dá uma nova dimensão ao morango, como benéfico não só para a dieta diária, como também para a produção de produtos cosméticos destinados a manutenção da saúde da pele.

A fonte da proteção

Mas por quê os morangos oferecem tal proteção? A suspeita ainda por confirmar é de que trata-se das antocianinas. Estas moléculas são as responsáveis pela pigmentação dos frutos, flores e folhas, e o extrato de morango é especialmente rico neste composto.

Outra integrante da equipe que realizou o Ensaio, a pesquisadora Sara Tulipani, da Universidade de Barcelona, acrescenta que as antocianinas funcionam como anti inflamatórias, anti tumorais, e como antioxidantes, tendo ainda a capacidade de modular o processo enzimático nas células. “ É por isso que podem ser as responsáveis por essa capacidade fotoprotetora”.

Esta pesquisa foi publicada no respeitado periódico americano “ Journal of Agricultural Food Chemistry”.