Exercícios físicos combatem sintomas da menopausa

por | abr 30, 2014 | Saúde

Fortes ondas de calor, variações de humor e pouca disposição são alguns dos sintomas do climatério, que atinge as mulheres entre os 40 e 55 anos. Para evitar ou, pelo menos, aliviar esses características, alguns exercícios físicos funcionam como remédios naturais contra a menopausa.

Leia também:
Aliviar os sintomas da menopausa com yoga
S
oja combate os sinomas da menopausa
C
omo aliviar os sintomas da menopausa

Segundo pesquisas realizadas pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mulheres que praticaram 30 minutos de atividades físicas com regularidade tiveram os fogachos reduzidos. Além disso, os exercícios ajudam a aumentar os níveis de neurotransmissores como, por exemplo, a serotonina, que diminui o estresse e melhora o humor.

3 exercícios para aliviar a menopausa

Musculação

A menopausa reduz a massa magra presente no corpo das mulheres e, por isso, é importantíssimo fortalecer os músculos para evitar problemas de saúde com o passar dos anos.

Corrida

Os exercícios aeróbicos são essenciais nessa fase, pois a redução da produção dos hormônios femininos aumenta os riscos de doenças cardíacas. A corrida, por exemplo, previne a formação de placas nas artérias e ajuda na prevenção contra problemas como o infarto.

Caminhada

Essa atividade física não exige muito esforço nem equipamentos e, por isso, é uma das mais fáceis de realizar. A caminhada ajuda a controlar a pressão arterial e afastar o sobrepeso, problemas que se tornam mais comuns na menopausa, devido a falta de estrogênio no corpo da mulher.