Quem nunca se pegou questionando onde havia deixado os óculos ou se trancou a porta do carro? A memória é a melhor amiga das atividades intelectuais e cotidianas; essencial para o estudo, o trabalho e as relações humanas. Caso a sua não ande tão bem assim, confira algumas dicas de exercícios para melhorar a memória:
Leia também
Dicas para exercitar o cérebro
Alimentos que aumentam a memória
Chá verde faz bem para a memória
Soletrar palavras ajuda na memória
A soletração de palavras pode ser aliada da memória, mas não basta escolher um verbete simples e sair dizendo as letras. Para ser realmente eficaz, escolha palavras de seu conhecimento, mas tente soletrar também de trás para frente e em pouco tempo. Esta atividade estimula o raciocínio rápido.
Desenhar estimula a memória
Faça um exercício simples: por um curto período de tempo, observe duas moedas diferentes. Quando terminar os minutos estipulados, tente reproduzi-las em uma folha de papel. Memorizar os elementos do objeto estimula as capacidades mentais de armazenamento de dados de curto prazo.
“Falar sozinho” ajuda na memorização
Você já deve ter ouvido que “falar sozinho” não é dos hábitos considerados mais comuns. Entretanto, conversar consigo pode ser uma ajuda e tanto na hora de lembrar as atividades cotidianas. Por exemplo: ao sair de casa, diga a si mesmo que está fechando e trancando a porta, dizendo, em seguida, onde está guardando as chaves.
Associação ajuda a guardar informações
Placas de carro, senhas numéricas… Sequências e nomes são, geralmente, difíceis de memorizar. Por isso, aposte em associações e deixe a imaginação voar: quanto mais mirabolante a comparação, menor a chance de esquecer a informação.
Rotina é inimiga da memória
A rotina faz com que atividades cotidianas sejam desempenhadas numa espécie de modo automático; o que é extremamente prejudicial para a memória. Por isso, tente variar no que é possível, como o caminho para o trabalho ou a disposição dos talheres na gaveta. As mudanças estimulam o raciocínio rápido.