Estudo listou os 23 sintomas mais comuns de câncer de mama: caroço, fadiga, dor e mais

por | set 24, 2019 | Saúde

Causado pela multiplicação desordenada de células da mama, que forma um tumor, o câncer de mama pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente, dependendo das características de cada tumor.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Shutterstock

A presença de caroços na mama não é o único sinal físico que pode indicar este tipo de câncer, que pode se manifestar de diferentes formas, inclusive através de alterações na pele, dores musculares, entre outros variados sinais.

Sintomas mais comuns de câncer de mama

Um estudo publicado no Cancer Epidemiology descobriu que 1 em cada 6 mulheres com câncer de mama apresenta um amplo espectro de sintomas além do nódulo mamário e listou os 23 sinais mais comuns, em ordem de frequência:

  1. Nódulo na mama
  2. Anomalias nos mamilos
  3. Dor no peito
  4. Anomalias da pele da mama
  5. Nódulo na axila
  6. Ulceração mamária
  7. Dor nas costas
  8. Anomalias do contorno da mama
  9. Infecção ou inflamação da mama
  10. Inchaço da mama
  11. Dor musculoesquelética
  12. Falta de ar
  13. Erupção mamária
  14. Anomalias do nódulo ou linfonodo do pescoço
  15. Dor abdominal
  16. Outras anomalias mamárias
  17. Dor no peito
  18. Fadiga ou fraqueza
  19. Perda de peso
  20. Tosse
  21. Dor na axila
  22. Hematomas na mama
  23. Edema do membro superior

Câncer de mama: diagnóstico e cura

O autoexame das mamas é importante para a mulher se conhecer, mas não é considerado um método preventivo do câncer, já que, para que um tumor se torne palpável, ele precisa estar em estágio avançado.

De acordo com a mastologista Heliégina Palmieris, as principais armas contra o câncer de mama são os exames preventivos, como o ultrassom e a mamografia, que podem diagnosticar a doença ainda em seus estágios iniciais, além do estímulo aos fatores protetores, como a amamentação.

O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem 98% de chance de cura. Os tratamentos para o câncer envolvem a hormonoterapia, a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia para remoção de tumores na mama.

O que você precisa saber sobre câncer de mama