Estudo aponta que amizade é tão importante para saúde quanto dieta e exercícios

Você provavelmente já sabe que, para manter a saúde em dia e livre de doenças, ter uma alimentação saudável e equilibrada e praticar exercícios regularmente é essencial. No entanto, se você se esforça, mas encontra dificuldade em seguir bons hábitos, saiba que pode ter uma qualidade de vida melhor se ficar próxima a bons amigos.

Leia também:
Relação com amigos pode ser tóxica
8 tatuagens de amigas para toda a vida
Signos melhores amigos: quem tem afinidade 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, amizade é tão importante para saúde quanto dieta e exercícios. A conclusão dos pesquisadores foi obtida com análise combinada de quatro diferentes estudos longos que, no total, reuniam aproximadamente 15 mil voluntários.

Através da observação, foram identificadas associações entre o número de amigos ou a qualidade das relações de amizade e indicadores básicos de saúde, como Índice de Massa Corporal (IMC), circunferência da cintura e riscos de inflamações.

ShutterStock

Foi notado, então, que pessoas que conseguem manter relações próximas com amigos tendem a ter pressão arterial mais baixa, menores circunferências da cintura e equilibrado IMC quando comparadas a voluntários que não tinham laços fortes de amizade.

A falta de relações sociais de qualidade, de acordo com a pesquisa, afeta ainda mais idosos e adolescentes. Jovens entre 12 e 18 anos solitários apresentavam taxas maiores de inflamações e, idosos, mostravam riscos maiores de hipertensão e diabetes quando viviam isolados e sem companheiros.