Bastante comuns e receitados para o controle da pressão arterial, medicamentos conhecidos como losartana e valsartana são suspeitos de conter potencial cancerígeno e, por isso, estão sendo recolhidos nos Estados Unidos por determinação da Food and Drugs Administration (FDA), agência regulamentadora de remédios e alimentos.
Remédios contra hipertensão podem causar câncer?
Segundo um comunicado da agencia norte-americana, os remédios precisaram passar por um recall por conterem altos níveis de N-Nitrosodietilamina (NDEA), um componente químico usado para produzir combustível para foguetes, mas que também pode ser encontrado em alguns alimentos e até água potável, em níveis baixos.
O NDEA também pode ser criado através de certas reações químicas e ser um subproduto de processos industriais. O composto, considerado cancerígeno, foi encontrado nos medicamentos em concentrações acima do aceitável pela FDA e, por isso, os remédios estão sendo analisados.
De acordo com informações do site médico WebMD, um porta-voz da FDA disse que a agência ainda está investigando como essas drogas foram contaminadas. Os inspetores acreditam que os compostos foram criados acidentalmente por meio de uma reação química.
Apesar do alerta e das investigações, o FDA afirma que o risco de desenvolver câncer de uma dessas drogas é muito pequeno e recomenda que pacientes que fazem uso de medicamentos do gênero não interrompam o tratamento sem orientação médica.
Cuidados ao tomar remédio
- 2 anti-inflamatórios bem comuns aumentam os riscos de infarto
- Tomar paracetamol pode levar à morte se paciente cometer estes erros
- Ibuprofeno pode ser arriscado para a saúde: quem deveria evitá-lo?