Está tendo um dia difícil? Veja o que comer para ficar mais calma

por | jun 30, 2016 | Saúde

Às vezes, o estresse toma conta do seu corpo sem que você perceba. Seja por conta de um problema no trabalho, porque seu filho está doente ou simplesmente porque você acordou com o pé esquerdo, a preocupação invade a cabeça e torna tudo o que você precisa fazer no dia mais difícil, além de causar um baita prejuízo à saúde.

Leia também:

Como controlar a ansiedade através da alimentação

Comer nozes, frutas cítricas e tomate alivia o estresse; veja a lista completa

Alimentos que combatem o estresse

Nessas situações, é importante fazer uma pausa e identificar aquilo que está causando o estresse para, então, atacar a raiz do problema. Algumas ferramentas podem ajudar neste processo de relaxamento e desligamento momentâneo – e a alimentação equilibrada é uma delas. “Como o estresse aumenta a produção de radicais livres, é preciso investir em uma dieta antioxidante, que combate estes organismos”, explica a nutricionista Valéria Coelho, da Clínica Thaís Guerreiro (SP).

Se você está tendo um dia de cão e precisa de uma ajudinha para acalmar-se e pensar com mais clareza, os alimentos a seguir, indicados pela especialista, podem ajudar. Que tal apostar em um almoço que combine todos os eles e passar o resto do dia em paz?

Comidas calmantes

Talo do alface
Contém lactucina, que é um calmante natural.

Brócolis
É rico em ácido fólico, componente que ajuda no bom funcionamento das células e portanto inibe a ação dos radicais livres sobre elas. Além disso, o vegetal contribui para a prevenção da depressão, que pode ser uma das consequências do estresse.

Couve
O alimento é carregado de fibras, ferro, cálcio e antioxidantes, que contribuem para o funcionamento correto do organismo e fortalecimento do sistema imunológico. Como consequência, ajudam a combater o estresse e outras doenças.

Castanha-do-pará
É rica em selênio, um poderoso antioxidante que atua principalmente contra o estresse.

Laranja
Fonte riquíssima de vitamina C, que é um importante antioxidante, vitaminas do complexo B e cálcio, a fruta atua como relaxante muscular e ajuda no funcionamento intestinal (quando consumida com bagaço), o que, por sua vez, aumenta a absorção de outros nutrientes.

Chá de maracujá
Além de vitamina C, a bebida, quando preparada junto com as folhas, oferece flavonoides, que têm o poder de acalmar o sistema nervoso central.