Essas são as causas mais comuns de estresse: aprenda a cortar pela raiz

por | nov 28, 2016 | Saúde

Considerado um dos maiores males da vida moderna, o estresse é capaz de provocar diversos prejuízos para a saúde física e mental, incluindo problemas cardíacos e endócrinos. Conhecer as causas mais comuns do problema é o primeiro e talvez mais importante passo para encontrar os melhores tratamentos para, enfim, conquistar a cura.

Causas mais comuns do estresse

Acontecimento trágico ou inesperado, como a descoberta de uma doença, acidente grave ou morte de amigos ou parentes.

Dietas muito restritivas ou sem acompanhamento médico é outra causa bastante comum de quadros de estresse.

ShutterStock

Problemas financeiros e dívidas também podem se acumular e levar ao estresse crônico.

Descontentamento com a carreira e problemas no trabalho, com funções, cobranças excessivas, colegas e chefes são fatores profissionais que afetam a vida pessoal.

Tanto o sedentarismo como o excesso de exercícios podem gerar estresse. Qualquer tipo de hábito extremo compromete o equilíbrio físico e mental.

ShutterStock

Você pode não ter reparado, mas se já se sentiu mentalmente desgastado após uma crise grave de alergia, saiba que pode ter sido vítima de estresse, que também aparece diante do quadro ou quanto a imunidade está em baixa.

Falta de foco e desorganização na vida caseira ou no trabalho também é um fator relevante para o aparecimento do estresse.

Crise no relacionamento amoroso ou problema com os filhos, ou seja, assuntos de grande impacto pessoal e sentimental, também é capaz de gerar ansiedade e estresse.

ShutterStock

Grande mudança de hábitos, como parar de fumar, por exemplo, pode ser um grande gatilho para o estresse, mesmo quando os objetivos são nobres.

Se você ignora a importância de uma boa noite de sono saiba que poderá, no futuro, sofrer com um quadro de estresse intenso. Dormir pelo menos 7 horas é essencial para manter o equilíbrio do corpo e da mente.

Como identificar e evitar o estresse