Passar roupa, carregar a compra do mercado e tirar o lixo são atividades domésticas simples que podem trazer riscos à saúde se realizadas de maneira incorreta.
Leia também
Como organizar a casa: 14 dicas de especialista
Como lavar roupa: produtos de limpeza certos
Como limpar eletrodomésticos sem danificá-los
Práticas de ergonomia podem ajudar as donas de casa a evitar dores nas costas causadas pelas atividades cotidianas.
O que é ergonomia
Segundo a coordenadora do MBA em Gestão da Ergonomia da Faculdade Inspirar, Cynthia M. Zilli, ergonomia é a combinação de conforto, produtividade e segurança, e pode ajudar, principalmente, reduzindo as sobrecargas físicas e até cognitivas do trabalho.
Atividades domésticas
De acordo com Cynthia, se as atividades forem bem distribuídas por períodos curtos com o correto posicionamento do corpo e o descanso subsequente, as dores e desconfortos podem ser reduzidos ou até neutralizadas. “Se alongar com frequência e dividir as tarefas em diferentes dias da semana também é a dica para evitar desconfortos”, completa.
A especialista aconselha as donas de casa devem fazer alongamentos. “Trabalho de casa, diferente do que todos acham, é pesado e necessita de orientação e pausas compensatórias”, explica Cynthia.
Dicas de ergonomia para o dia a dia em casa
- Divida as atividades entre os dias da semana
- Faça alongamentos com frequência e com orientação de um profissional
- A altura da atividade em bancada de trabalho (pia, tanque e tábua de passar roupa) não deve ultrapassar a linha do umbigo
- Procure acomodar os pés sob as bancadas de trabalho, aproximando o corpo da atividade que está fazendo
- Ao carregar cargas, divida-as entre o lado direito e esquerdo do corpo ou carregue-as próximas da barriga
- Ao abaixar-se procure usar os joelhos e não a coluna
- Ao realizar atividades que necessitem elevar os braços acima da cabeça, ou esforço por longos períodos, lembre-se de fazer pausas e atividades compensatórias, como alongamentos