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Só um pouco de luz no quarto já prejudica sono, saúde cardíaca e aumenta resistência à insulina

Dormir em um quarto escuro é muito benéfico para sua saúde cardiovascular e metabólica, mostrou estudo.
Publicado 13 Abr 2022 – 02:12 PM EDT | Atualizado 13 Abr 2022 – 02:12 PM EDT
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. Crédito: AlessandroPhoto/Getty Images/iStockphoto

Dormir em um quarto escuro é muito benéfico para sua saúde cardiovascular e metabólica, mostrou um estudo realizado pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.

Por que dormir no escuro é melhor: estudo mostra

De acordo com os pesquisadores, uma única noite de exposição à iluminação moderada durante o sono já é capaz de afetar a regulação cardiovascular e de glicose, que são fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes.

Durante o dia, expostos à luz natural, passamos por um aumento da frequência cardíaca a partir da ativação do sistema nervoso simpático. Isso faz com que o coração fique acelerado e eleva nosso estado de alerta para o funcionamento ativo do corpo.

O trabalho científico comprovou que o mesmo fenômeno ocorre quando há exposição à iluminação durante o sono, mesmo quando ela não é tão intensa.

Para o estudo, voluntários entre 18 e 40 anos passaram três dias e duas noites em laboratório e foram aleatoriamente divididos em dois grupos: um dormiu em um quarto com claridade e outro passou a noite em um local com luz fraca.

Os pesquisadores descobriram que mesmo uma quantidade moderada de luz prejudica a saúde cardíaca e aumenta a resistência à insulina. A longo prazo, a produção o desbalanço desse hormônio pelo pâncreas pode causar diabetes.

Em comunicado à imprensa, Phyllis Zee, autora da pesquisa, recomenda que, para ter uma noite de sono mais saudável, o ideal é o uso de iluminação fraca e ao nível do chão, quando imprescindível.

No caso de optar por algum tipo de iluminação, dê preferência a luzes amareladas (em vez de brancas), que são menos estimulantes ao cérebro. Outras indicações da especialista são: utilizar cortinas blackout no quarto ou vestir máscaras de dormir para evitar ao máximo o contato com a luz durante o descanso noturno.

Importância de uma boa noite de sono


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