null: nullpx
doenças-Tasaudavel

Dormência e formigamento nas mãos: o que pode ser e quando se preocupar?

Publicado 30 Jul 2019 – 06:00 AM EDT | Atualizado 30 Jul 2019 – 06:00 AM EDT
Compartilhar

A sensação de formigamento e dormência nas mãos é algo bastante comum e, clinicamente, recebe o nome de parestesia. O leve desconforto que causa falta de sensibilidade momentânea na região, na maioria dos casos, não é considerado grave, mas pode, sim, alertar para algo sério.

De acordo com o ortopedista Clóvis Castanho Silveira Junior, o formigamento de determinadas partes do corpo ocorre geralmente devido à compressão aguda de um nervo ao sentar-se em uma cadeira dura, cruzar as pernas ou deitar sobre o braço, por exemplo. No entanto, a sensação pode também ser sintoma de uma doença mais grave.

Doenças que causam formigamento nas mãos

Síndrome de Saída do Tórax: ocorre quando os nervos ou vasos sanguíneos sob o pescoço estão comprimidos ou sob muita pressão, resultando em dor nos ombros, braços e pescoço e formigamento e dormência ao longo do braço, mão e dedos.

Doença de Raynaud: segundo a Mayo Clinic , a doença surge quando as pequenas artérias que irrigam a pele se estreitam e limitam a circulação do sangue em determinadas áreas do corpo. É mais comum em mulheres jovens, mas homens, crianças e adultos mais velhos também podem sofrer.

Doença degenerativa do disco cervical: alterações nos discos vertebrais, que ocorrem com o processo de envelhecimento, podem deteriorar os ossos que estão localizados na coluna e cuja função é nos permitir girar e flexionar. Neste momento, a doença aparece e pode ser resultado de uma perda de fluido nos discos, o que os torna menos flexíveis.

Lúpus: consiste em uma doença autoimune em que o sistema imunológico, equivocadamente, ataca órgãos e tecidos. A dormência e o formigamento nas mãos é apenas um dos possíveis sintomas do lúpus, que também incluem fadiga constante, dor, febre e erupções cutâneas.

Neuropatia diabética: trata-se de um tipo de dano nervoso que pode ocorrer se você tem diabetes. Um alto nível de glicose no sangue pode afetar principalmente os nervos das pernas e pés, embora também possa aparecer nos braços, segundo informações da Mayo Clinic.

Síndrome do túnel do carpo: ocorre quando o nervo mediano é comprimido. Esse nervo vai do antebraço à mão e sua função é controlar as sensações da palma e dos dedos da mão. Entre os sintomas mais comuns da síndrome do túnel do carpo está a queimação e formigamento frequente na palma da mão e dos dedos.

Derrame cerebral: ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido, o que faz com que as células desse órgão comecem a morrer e causem danos a longo prazo. Entre os sintomas estão perda de consciência, fraqueza ou dormência do rosto, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo.

Doença de Buerger: condição cuja causa mais frequente é o tabagismo, leva à redução do calibre dos vasos que irrigam as extremidades do corpo e pode provocar dores, formigamento, redução da sensibilidade, pele arroxeada e gelada.

Esclerose múltipla: na doença, o sistema imune ataca e destrói o próprio sistema nervoso, que pode levar a formigamentos devido às lesões nos neurônios. Com isso, a transmissão dos comandos nervosos é prejudicada e a sensibilidade é diminuída.

Hipotireoidismo: a doença pode danificar os nervos periféricos e provocar formigamentos em várias partes do corpo, incluindo as mãos, além de queda de cabelo, ganho de peso ou sensação de frio constante.

Formigamento e dormência nas mãos: quando ir ao médico?

A sensação de formigamento e dormência nas mãos e outras partes do corpo, na maioria dos casos, não indica uma condição séria de saúde. Normalmente é resultado de compressão momentânea de um membro em situações esporádicas.

O indicado é tentar mover o membro aos poucos. Ele deve voltar à sensibilidade normal em poucos segundos ou minutos, mas se isso não acontecer, busque um pronto-socorro. Além disso, o sintoma exige atenção quando surge com muita frequência e não está relacionado a fatores externos.

Sintomas e significados

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse