Acordar com dor no pescoço por alguns dias pode ser considerado “normal”, resultado, geralmente, de uma postura ruim na hora de dormir. No entanto, se esse desconforto durar algumas semanas, é necessário parar de culpar o travesseiro e o colchão e investigar outras causas possíveis.
A dor no pescoço pode ser um sinal de outro problema médico, como:
Dor no pescoço pela manhã: o que pode ser
Osteoartrite
Forma mais comum de artrite, a condição danifica os tecidos que cobrem as extremidades dos ossos de uma articulação, de modo que eles começam a tracionar um contra o outro, segundo informações do Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculosqueléticas e de Pele.
Compressão nervosa
De acordo com a Mayo Clinic, hérnias de disco ou esporões ósseos nas vértebras do pescoço podem pressionar os nervos que se ramificam da medula espinhal.
Meningite
Dor e rigidez no pescoço, assim como febre e dor de cabeça são alguns dos sintomas comuns de meningite, doença bastante séria e grave que, se não tratada, pode deixar sérias sequelas e até mesmo levar à morte.
Lesões
Um impacto de carro durante uma freada brusca, por exemplo, pode resultar em uma lesão no pescoço. Neste caso, ocorre quando a cabeça é empurrada para trás e para a frente, forçando os tecidos moles do pescoço.