null: nullpx
dentes-Tasaudavel

Dor de dente: conheça as principais causas

Publicado 30 Jun 2016 – 06:59 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Compartilhar

Dores agudas, pontadas e desconforto ao consumir certos alimentos são alguns dos motivos que levam alguém a sentar na cadeira do dentista. Esses sintomas podem indicar diversos problemas, mas apenas o profissional é capaz de identificar as causas e oferecer o tratamento adequado. Por isso, não hesite em procurá-lo.

Leia também:

Segundo o cirurgião dentista Marco Aurélio Luchetti (CRO SP 48.102), a dor de dente tem três causas principais. "Cáries com envolvimento ou não de canal, doença periodontal com abcesso agudo e hipersensibilidade dentinária correspondem a 95% das dores que trazem os pacientes ao consultório", afirma. Ao contrário dos cuidados, que são específicos, a prevenção dos três problemas é a mesma: ir ao dentista com frequência, para prevenir o problema e tratar precocemente, e fazer a higienização correta diariamente.

Cáries uma das causas da dor de dente. Crédito: Thinkstock

Cáries

A cárie é a destruição tecidos dentais devido à ação de bactérias. Esses micro-organismos se alimentam dos resíduos de açúcar e amido que ficam nos dentes e produzem ácidos que correm a estrutura.  Em um primeiro momento, a cárie é imperceptível, pois a superfície do esmalte só é destruída quando as camadas inferiores já estiverem bem deterioradas. Cáries profundas podem levar ao tratamento de canal, necessário quando a polpa do dente está danificada ou infeccionada e precisa ser removida.

Escovar os dentes com força excessiva pode causar hipersensibilidade. Crédito: Thinkstock

Doença periodontal

Doença periodontal ou periodontite surge quando a gengivite não é tratada adequadamente. A infecção e a inflamação das gengivas atingem as estruturas e tecidos que dão suporte aos dentes, fazendo com que eles se soltem e acabem caindo. O quadro pode dar origem a um abscesso dentário, que é o acúmulo de material infectado no centro do dente.

Hipersensibilidade dentinária

A hipersensibilidade dentinária é um problema comum causado pela exposição da dentina, camada do dente que fica embaixo do esmalte. Essa região é cheia de túbulos com terminações nervosas, que provocam dores agudas quando são estimulados por determinados alimentos. Escovação agressiva e consumo excessivo de alimentos ácidos são algumas das causas.

* Esta matéria possui conteúdo publicitário

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse