Doenças circulatórias no inverno: como se prevenir

por | jul 16, 2014 | Saúde

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas circulatórios são responsáveis por cerca de 20% das mortes no Brasil, número que pode se agravar com a queda de temperaturas no inverno. “Nesse período pode ocorrer contração das artérias periféricas, principalmente quando há acúmulo de gordura, dificultando o fluxo de sangue para os tecidos”, afirma o cirurgião vascular Dr. Fernando Bacalhau, da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

Leia também:
Benefícios do ômega 3 para a saúde
Ó
leos que ajudam a reduzir o colesterol
S
aiba reconhecer um AVC

Como identificar problemas de circulação

A má circulação é resultado do acúmulo de gordura nas artériais, que acabam ficando endurecidas e estreitas e tornam a circulação do sangue mais devagar. “O corpo muitas vezes pode mostrar indícios de que está com problemas na circulação. A pessoa pode sentir inchaço ou dormência nos membros, além de formigamento nas mãos e nos pés. Já as câimbras frequentes, paralisias ou fadigas musculares podem ser um indício de arteriosclerose”, explica o cirurgião. Por isso, é fundamental o acompanhamento regular de um especialista.

Além de estar bastante associado à obesidade, o problema de circulação pode também estar relacionado à genética e ao sedentarismo.

Como prevenir

O tratamento de doenças circulatórias pode ser realizado com cirurgias ou medicamentos, mas a melhor forma de afastar a doença é a prevenção. “Especialmente para os diabéticos ou hipertensos é importante aprender a controlar esse tipo de doença. Exercitar-se regularmente, parar de fumar e manter uma alimentação balanceada são algumas das melhores formas de se prevenir”, pontua o médico.

O cirurgião dá ainda outras dicas para evitar a doença no inverno:

  • Evite roupas muito apertadas, elas podem comprimir os músculos das pernas e cintura, dificultando o fluxo sanguíneo.
  • Sempre que possível, procure dormir com os pés sobre uma almofada alta, isso pode melhorar o retorno venoso.
  • Prefira alimentos com gorduras poli-insaturadas e aposte em uma alimentação rica em fibras, que ajuda a regular a digestão e a eliminar gordura do corpo.
  • Beba água regularmente e várias vezes durante o dia.
  • Procure usar meias elásticas, elas facilitam a circulação sanguínea.