A doença de Milton Nascimento acontece devido ao acúmulo de proteínas nos neurônios, algo que afeta a função básica dessas células
Em entrevista recente, Augusto Nascimento, filho de Milton Nascimento, revelou que o cantor teve o diagnóstico de demência no início de 2025. O quadro dele é uma doença chamada Demência por Corpos de Lewy, tipo de demência que também afeta as funções cognitivas, como o Alzheimer, mas tem algumas particularidades.
Entenda abaixo o que é a doença de Milton Nascimento:
Demência de Corpos de Lewy: o que é a doença de Milton Nascimento

Segundo informações disponíveis na National Library of Medicine, a Demência por Corpos de Lewy, doença de Milton Nascimento, é uma condição neurodegenerativa progressiva. Ela é causada pelo acúmulo anormal de proteínas nas células nervosas do cérebro, algo chamado de corpos de Lewy.
Esses depósitos de proteína fazem com que os neurônios não funcionem corretamente. Como eles são os responsáveis por transmitir impulsos nervosos pelo corpo, essa falha tende a resultar em alterações cognitivas, motoras, de sono, comportamentais e de autonomia.
Sintomas da doença de Milton Nascimento

Diferentes pacientes com esse tipo de demência podem apresentar quadros diversos, com sintomas variáveis. Em geral, no entanto, quem convive com essa doença tende a desenvolver:
- Problemas de atenção;
- Falta de concentração;
- Dificuldade de raciocínio, planejamento e tomada de decisões;
- Obstáculos relacionados a pensamento abstrato;
- Comprometimento da memória;
- Alucinações visuais;
- Delírios;
- Mudanças de humor;
- Depressão ou apatia;
- Lentidão nos movimentos;
- Tremores;
- Instabilidade postural e dificuldade de equilíbrio;
- Rigidez dos membros;
- Sintomas metabólicos, como instabilidade na pressão arterial, constipação, salivação excessiva, problemas para controlar a temperatura corporal, entre outros.
No caso de Milton Nascimento, o artista apresentou problemas de memória, olhar fixo, alterações de apetite e hábito de contar histórias repetidas.
É importante frisar que pacientes com Demência por Corpos de Lewy têm flutuações. Isso significa que a pessoa tem períodos de maior lucidez intercalados com momentos nos quais os sintomas se manifestam mais intensamente. Essas flutuações são imprevisíveis e tendem a durar períodos indeterminados.
Além disso, também é possível que esse tipo de demência ocorra de forma simultânea a outros distúrbios neurodegenerativos. Bituca, por exemplo, também tem Parkinson, condição diagnosticada dois anos antes da demência.
Como vive uma pessoa que tem essa doença

A Demência por Corpos de Lewy é progressiva e não tem cura. Sendo assim, os sintomas tendem a se agravar com o tempo, e a vida do paciente pode ser marcada por inúmeras adversidades. Devido aos problemas de mobilidade, é possível que haja quedas e fraturas. Além disso, a forma como a doença afeta o metabolismo de forma geral torna o paciente mais suscetível a infecções.
À medida em que a doença avança, o paciente pode precisar de cuidados personalizados e constante para realizar as atividades do dia a dia e se movimentar. Sintomas motores e comportamentais podem ser controlados com o auxílio de medicamentos e outras terapias.
De acordo com informações da Mayo Clinic, a sobrevida média dos pacientes após o início dos sintomas pode variar. Estima-se que, em média, pacientes vivem entre 7 e 8 anos após a descoberta da doença.









