Dieta para diabéticos: truques inteligentes que controlam o açúcar sem perder sabor

por | jun 30, 2016 | Saúde

A diabetes é uma doença crônica que deve ser tratadas continuamente. Os cuidados são ininterruptos: diariamente é necessário checar a glicemia e evitar abusos, principalmente de doces, para ficar dentro dos limites seguros de glicemia. Na hora de decidir o que entra no prato, é importante fazer as melhores escolhas. Alguns alimentos são proibidos, mas, ao contrário do que muitos pensam, existem opções saudáveis e saborosas

Leia também
Alimentos que ajudam a controlar diabetes
3 melhores dietas para quem tem diabetes
Adoçantes artificiais podem causar diabetes, diz estudo

Massas para diabéticos: como reduzir o índice glicêmico
O baixo índice glicêmico permite que a glicose seja liberada lentamente no corpo e, por isso, é de grande importância para o diabético. Além de optar pelo macarrão integral , resfrie o alimento, depois de cozido, por cerca de 20 minutos antes de comer. O processo altera as moléculas do amido, que irá liberar a glicose mais lentamente.

Batata yacon sauté ou assada
De acordo com pesquisa da Universidade de Fukushima, no Japão, este tubérculo possui uma substância semelhante à insulina, capaz de regular a taxa de glicose no sangue. Com gosto mais adocicado e um discretamente aguada, ela substitui a batata baroa ou inglesa em purês, assados e pode ser feita até sauté.

Farelo de aveia substitui a farinha de trigo
A farinha ou farelo de aveia contém fibras solúveis, que ajudam a controlar a glicemia. Esse alimento substitui parcial ou totalmente a farinha de trigo em receitas.

Canela dá sabor e controla a glicemia
Um estudo conduzido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostrou que o consumo de canela faz com que as células adiposas recuperem a habilidade de responder à insulina. De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo estudo, adicionar um quarto de colher de chá da especiaria aos alimentos é uma boa forma de testar seus benefícios.

Melhores frutas
As frutas cítricas e a maçã são ricas em pectina, uma substância que reduz a velocidade da absorção do açúcar no corpo e ajuda a evitar picos de glicemia. Outra boa notícia é que a maçã tem alguns componentes – fibras e polifenois – que não são digeridos pelo sistema digestivo e ajudam na produção de maiores quantidade de bactérias benéficas, que diminuem a inflamação relacionada à obesidade e as chances de diabetes. O achado da Washington State University foi publicado recentemente pela revista Food Chemistry.

Adoçante saudável e gostoso
Pelo mel ser um alimento naturalmente muito doce, pacientes diabéticos não podem comê-lo. Por outro lado, de acordo com uma recente pesquisa publicada na revista Nature, os adoçantes artificiais podem alterar o equilíbrio dos micro-organismos do intestino e desenvolver intolerância à glicose. Opte pelos adoçantes naturais, como a stevia.