Dieta contra gastrite

Estômago irritado e inflamado é a condição médica conhecida como gastrite. Ela pode causar uma variedade de desconfortos. Entre os sintomas da gastrite estão indigestão, náusea, azia, dor de estômago e perda de apetite.

A doença requer tratamento específico, mas seguindo algumas dicas de dieta saudável os sintomas podem ser aliviados ou totalmente eliminados.

10 alimentos que aliviam a gastrite

Carla Fiorillo, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo, listou alguns alimentos que devem ser consumidos por quem sofre com as constantes dores e queimações no estômago.

Iogurte

Os lactobacilos, bactérias benéficas contidas no iogurte, recuperam a flora estomacal, recuperando o tecido do estômago. A melhor opção é sempre o iogurte caseiro.

Gengibre

O gengibre possui substâncias que diminuem a acidez estomacal. Como tempero ou como chá, o gengibre aliviará a azia.

Banana

Rica em sais minerais e vitaminas, a banana possui efeito antiácido e promove uma ação protetora da mucosa gástrica. Fazer refeições sempre com banana pelo menos três vezes por semana.

Couve

Rica em vitamina A e vitamina C, a couve é o vegetal mais indicado para proteger o estômago da queimação. Uma das melhores maneiras de consumir é ingerir toda manhã um copo de suco verde feito com essa verdura tão saudável.

Suco de aloe vera

Erva conhecida popularmente como babosa, por ter alto poder cicatrizante, auxilia na cura das feridas estomacais provocadas pela gastrite.

Salvia

Protege a mucosa estomacal e é um ótimo substituto para temperos industrializados.

Água

Beber água alivia a queimação. Beba vários copos entre as refeições.

Cranberry

O consumo frequente de cranberry, além de vários benefícios,  elimina a bactéria H. pylori, que pode ser uma das causadoras de úlceras gástricas.

Manjericão

Esse tempero também auxilia no tratamento da gastrite. Ele possui ação antisséptica e desintoxicante.

Hortelã e alecrim

São digestivos e diminuem a acidez estomacal. O chá dessas ervas deve ser ingerido 30 minutos antes das refeições.

Veja no vídeo outras dicas de alimentação saudável: